Lyon e Barcelona jogam pelo título da Champions feminina.

Está definida a final da Liga dos Campeões feminina. A decisão acontecerá no próximo sábado (21), às 14h (horário de Brasília). A partida será no Allianz Stadium, em Turim, na Itália.
O Barcelona, atual campeão, tentará seu bicampeonato. Por outro lado, o Lyon, maior campeão do torneio (7), virá atrás do seu 8° título, o que pode ser o seu 6° campeonato nas últimas 7 edições, onde não se sagrou vitorioso apenas na temporada 20/21, sendo eliminado pelo Barcelona na semifinal.
Por Davi Ozório | Foto Uefa Champions League/Divulgação
Barcelona e sua campanha histórica
A equipe da Catalunha bateu diversos recordes na temporada de 21/22, começando com sua campanha lendária. São 44 jogos, com 43 vitórias, 210 gols marcados e apenas 19 gols sofridos. Sua única derrota veio no jogo de volta da Champions League, perdendo de 2×0 fora de casa, quando já havia derrotado o Wolfsburg por 5×1 no jogo de ida.
Fora das 4 linhas, 2 recordes foram superados com um show da torcida da equipe espanhola, conquistando o top 1 e 2 de maiores públicos da história do futebol feminino, em segundo lugar, o 1° jogo a superar a marca anterior, ocorreu no “El Clásico” válido pela Champions League em 2022, com público total de 91.553 pessoas, assistindo uma goleada de 5×2 do Barça sobre o Real Madrid. Mas… não demorou muito para que a torcida do Barcelona superasse a marca mais uma vez, logo na próxima rodada pela semifinal da liga dos campeões contra o Wolfsburg, com uma marca de 91.648 torcedores presentes que novamente presenciaram uma goleada, Barcelona 5×1 Wolfsburg.
Lyon e seu incrível desempenho em Champions League
A equipe francesa vem para sua 10ª final do torneio, enfrentando o Bayern de Munique nas quartas e o seu arqui-rival PSG na semifinal, além de uma grande campanha na temporada. São 34 jogos, com 30 vitórias, 1 empate, 110 gols marcados e 21 sofridos.
Pelo campeonato francês, já soma 58 pontos em 20 jogos, com 19 vitórias e um empate, 74 gols marcados e apenas 8 sofridos. No elenco, o Lyon tem em sua defesa a melhor defensora dos últimos anos, Wendie Renard, eleita a melhor zagueira do mundo em 2021, ela é peça chave no time de Sonia Bompastor.
Jogadoras para ficar de olho
- Alexia Putellas: Eleita a melhor jogadora do mundo em 2021, a meia-atacante do Barcelona é líder em gols, assistências e participações em gol na temporada.
- Asisat Oshoala: Atacante da equipe espanhola, a nigeriana é a artilheira do campeonato espanhol com 20 gols.
- Wendie Renard: Eleita a melhor zagueira em 2021, a jogadora do Lyon tem a missão de parar o imparável ataque do Barça.
- Catarina Macário: A atacante americana é artilheira do clube na temporada, marcando 21 gols em 32 jogos.