Liceu de ofícios da Casa Klemtz abre nova turma de manutenção e montagem de computadores

O curso de curta duração auxilía a população na entrada ao mercado de trabalho.
Por Herick Pires, Isadora Mendes e Raissa Micheluzzi
Iniciou no dia dois de setembro a nova turma do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, a modalidade já era oferecida em outros Liceus, mas é novidade no Liceu de Ofícios da Casa Klemtz, localizada no Bosque do Fazendinha. O curso tem a duração de dois meses, e é oferecido para pessoas a partir dos 14 anos, possuindo caráter profissionalizante, qualificando o cidadão para a entrada no mercado de trabalho.
Existem 26 unidades que oferecem cursos pelo Liceu espalhadas entre as 10 regionais de Curitiba, com uma média de 58 cursos livres e profissionalizantes. Os cursos não exigem como pré requisito a certificação de Ensino Médio, o que colabora como um atrativo para os moradores da região que desejam se qualificar para o mercado de trabalho. A lista de cursos oferecidos é longa, e nela constam modalidades como o de vigilante e zelador de prédio, técnicas básicas de panificação, auxiliar administrativo e de logística, informática básica, entre outros.
Segundo Rosimari Zaruvni, funcionária da Casa Klemtz, o curso mais procurado da unidade é o de costura, e após a conclusão dessa formação, os alunos e alunas logo começam a trabalhar em suas próprias casas. Além disso, os estudantes também são orientados a fazer o registro de Microempreendedor Individual (MEI) para que possam formalizar seu negócio e ter uma renda a partir daquilo que aprenderam no Liceu.
O programa é cada vez mais procurado pelos moradores das regionais, e acabam movimentando moradores a saírem dos seus bairros de origem a procura dos cursos. A variedade de modalidades oferecidas pelo Liceu de Ofícios atrai diversos públicos em diferentes faixas etárias, com ensino superior ou não, fazendo também com que a economia da regional cresça e se movimente a partir da aderência dos cursos.
Para mais informações sobre os cursos em todas as regionais, acesse o site do Liceu de Ofícios