LabCidades encerra 2020 com apresentação de resultados multidisciplinares

por Gabriela Fontana
LabCidades encerra 2020 com apresentação de resultados multidisciplinares

Alunos e professores colaboradores do Laboratório se reuniram online para apresentar o que produziram ao longo do semestre 

Por Ana Iamaciro e Gabriela Fontana

Em novembro, o LabCidades encerra as atividades deste segundo semestre letivo, marcado por várias novidades. Uma delas foi a participação de estagiários de quase todos os cursos da recém-criada Escola de Belas Artes. Com o ingresso dos estagiários de Comunicação, foi possível um esforço maior na divulgação dos projetos e gerenciamento das redes sociais. 

A ideia foi construir um histórico dos projetos desenvolvidos desde 2016, criando postagens explicativas. Você pode conferir cada uma das ações do Lab Cidades clicando aqui. Além disso, um layout personalizado para essas postagens foi criado pelos estagiários do curso de Design que participam do laboratório.

Ao todo, o LabCidades contou com seis equipes de projeto, um salto enorme que indica o crescimento do laboratório. Nessas equipes, vários estudos e propostas foram desenvolvidos. Parte das ações foi colocada em prática no decorrer deste ano e outra parte ainda terá desdobramentos a partir dos próximos semestres.

Para o professor Jefferson Thauny, do curso de Publicidade e Propaganda, participar da equipe de professores do LabCidades neste semestre foi motivo de grande alegria e satisfação. “Foi minha primeira experiência com o núcleo e representou um grande aprendizado sobre áreas correlatas à minha atuação profissional. Acredito que a capacidade do Lab em unificar diversos cursos da Escola de Belas Artes é seu grande diferencial.” Para ele, essa unificação é a essência da Escola.

O estudante do oitavo período de Design Digital Romildo Clemente conta que sempre teve curiosidade sobre como seria trabalhar no LabCidades, e quando conseguiu a vaga de estágio se empolgou, principalmente para saber como iria incrementar os conhecimentos prévios em uma nova área de aprendizagem. 

Para o formando, o maior desafio da experiência foi a distância exigida pelo trabalho remoto. “No começo do estágio teve uma reunião remota com todos juntos, mas depois todo mundo se separou nas suas áreas. Eu acredito que no trabalho sem uma pandemia, estaríamos convivendo mais juntos, vendo e acompanhando o trabalho dos outros estagiários também”, conta.

A professora colaboradora do LabCidades Marta Gabardo, que é docente do curso de Arquitetura, conta que participar do laboratório, especificamente no Projeto Cátedra Curitiba Extensão, foi desafiador neste ano de isolamento e atividades remotas.O que poderia gerar desmotivação entre os estagiários foi superado e desencadeou novas estratégias e habilidades”, afirma Marta. No ano que vem, os novos estagiários terão o desafio de dar continuidade às atividades iniciadas neste semestre, inovando e avançando nos projetos elaborados. 

“Que seja um ano de novas conquistas, em que todo o plantio gere frutos e uma boa colheita”, diz Marta. “Que a capacidade de resiliência adquirida neste ano, acompanhe sempre as ações do LabCidades no futuro e que nos tornemos cada vez mais atuantes para um mundo melhor, mais inclusivo e criativo. E principalmente que voltemos a nos abraçar”, finaliza a professora.

Acompanhe o LabCidades nas redes sociais: Instagram (@labcidadescwb) e Facebook (LabCidades). Lá, você confere os projetos já realizados e fica por dentro das novidades!

Autor