Jornalismo da PUCPR é finalista em 12 categorias da Expocom

Edição de 2020 da Expocom será online e 11 projetos do curso de jornalismo da PUCPR estão entre os finalistas na etapa regional
Por Isadora Martelli e Giulia Militello
O curso de jornalismo da PUCPR é finalista em 11 categorias da etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O evento acontece anualmente em congressos regionais da Intercom, porém em 2020, devido à pandemia, haverá apenas um evento para as cinco regiões e será online. A programação se estenderá durante todo o mês de outubro.
A Expocom é uma premiação simbólica destinada a valorizar trabalhos produzidos por estudantes da área de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação organizacional. A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) surgiu em plena ditadura militar, cresceu como espaço de resistência e promoção do desenvolvimento da produção científica, reunindo pesquisadores, estudantes, mestres, doutores e profissionais da área.
A professora de fotojornalismo da PUCPR, Luana Navarro, supervisionou a produção de diversos trabalhos e conta que ficou muito contente em ver o desempenhos dos alunos: “Como professora, é sempre muito bacana conseguir ter um panorama do que os estudantes estão produzindo. Às vezes, não conseguimos acompanhar tão de perto a produção em outras disciplinas. Então, quando eu comecei a receber os materiais, eu pude ter contato com essas produções que estão muito bacanas e que tem um alto nível. Então, para mim, foi uma alegria ter acompanhado esse processo todo e ter a percepção real de que os estudantes da PUCPR fazem produções comprometidas e engajadas”.
Eventos e premiações que reconhecem as produções estudantis são muito importantes para valorizar o trabalho e currículo do estudante. ‘’Se eu puder dar uma dica para os estudantes que planejam se inscrever nas próximas edições seria: mantenha seu arquivo de trabalhos organizado, para que quando surgir uma oportunidade de inscrição, você tenha isso em mãos para poder participar. Valorizem aquilo que vocês fazem’’.
A estudante Hellena César Oliveira é uma das finalistas da categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo, com a produção ‘’Fatos por Minuto’’. Ela conta que está bem animada e acredita que o projeto tem tudo para dar certo. Mas, independente do resultado, diz que a melhor parte é ter seu trabalho reconhecido. E ainda complementa: ‘’Foi muito importante mesmo participar da Expocom para começar a entender esse mundo dos congressos, entender como você deve apresentar, como tudo tem um embasamento teórico, então demonstrar esse embasamento teórico da Fatos por Minuto. Foi bem legal, eu acho muito bom para o currículo’’.
A finalista na categoria Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião com o trabalho ‘’Marcas do Caminho’’, Aline Simon, ganhou em 2019, com o mesmo projeto, o Prêmio Universitário Cabeça – premiação interna da universidade. Ela relata que ficou muito feliz em ser uma das finalistas. “Nossa, eu fiquei muito feliz! Sério, é uma honra muito grande! Eu já fiquei feliz desde o momento em que o professor Paulo conversou comigo e sugeriu que eu inscrevesse o texto. Ser finalista, então, nem se fala!”. Simon acredita que nessa exposição, os alunos têm a noção da importância e da validade de seus trabalhos fora do ambiente da faculdade e que a troca de experiências nesse ambiente é muito válida. Para finalizar, a estudante passou uma dica para os alunos que planejam se inscrever na próximas edições: “planejamento!”.
A coordenadora do curso de jornalismo, Suyanne Tolentino de Souza, releva que suas expectativas são as maiores possíveis e se diz muito orgulhosa, pois considera que estar entre os finalistas já é uma vitória. ”A Intercom é muito importante para nós que pesquisamos e produzimos produtos na área da comunicação. Estarmos como finalistas em várias categorias, mostra que o trabalho vale a pena. E nós trabalhamos muito, tanto os professores, quanto os estudantes. Mostra o quanto é importante acreditar naquilo que se faz, mostra que estamos no caminho certo’’.
Conheça as 11 categorias, trabalhos finalistas e os líderes de cada projeto:
Agência Escola de Jornalismo: Fatos Narrativas Midiáticas – Gabriela Solyom
Revista-laboratório impressa: CDM – Deborah Neiva
Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo: Fatos por Minuto – Hellena César Oliveira
Reportagem em Jornalismo impresso: Eu amo meu filho, mas não gosto de ser mãe – Helena Sbrissia
Reportagem em Telejornalismo: Mães raras: a luta pela vida – Marina Prata
Produção em Fotojornalismo: Militantes festejam libertação de Lula – Carlos Mazetto
Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião: Perfil: ‘’Marcas do Caminho’’ – Aline Simon
Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão: Sonhos de Papel – Barbara Schiontek
Programa laboratorial de TV: Era uma vez… – Ana Iamaciro
Programa laboratorial de Rádio: Fatos Esportivos – Laura Luzzi
Ficção em áudio e rádio: Felizes para sempre – Maria Cecília Zarpelon