Inaugurado em Curitiba, Hospital Erastinho deve realizar até 85 mil procedimentos por ano

por Guilherme Seisuke da Silva Araki
Inaugurado em Curitiba, Hospital Erastinho deve realizar até 85 mil procedimentos por ano

01/09/2020 Governador Carlos Massa Ratinho Junior na inauguração do hopital Erastinho. Foto Gilson Abreu

A unidade, que é a primeira instituição hospitalar oncopediátrica da região Sul, vai atender exclusivamente crianças e adolescentes com câncer

Por Guilherme Araki | Foto: Gilson Abreu/AEN

A abertura do Erastinho deve dobrar a capacidade de atendimento oncopediátrico do Hospital Erasto Gaertner, instituição filantrópica de Curitiba especializada no tratamento de pacientes com câncer, a maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova unidade foi inaugurada nesta terça-feira (1.º) e vai tratar exclusivamente crianças e adolescentes, com forte investimento no diagnóstico precoce e na prevenção da saúde.

A área pediátrica do hospital poderá oferecer anualmente até 17 mil consultas, 500 cirurgias e cerca de 85 mil procedimentos. O complexo conta com uma área de 4,8 mil metros quadrados, abrigando 43 leitos de internamento privativos e semiprivativos, recepção, lobby, atendimento ambulatorial, hospital-dia, centro cirúrgico, TMO (Transplante de Medula Óssea) e a UTI.

Os pacientes já atendidos serão transferidos gradativamente e a atual ala deve ser transformada em um setor exclusivo para transplante de medula óssea. O local deve passar por uma reforma que vai ampliar a área de 1.050 metros quadrados para 1.300 metros quadrados, podendo aumentar em até 50% o número de transplantes, segundo o hospital.

O projeto para a construção foi lançado em 2015 e a obra, que respeitou os parâmetros de sustentabilidade dentro do conceito Green Hospital, teve custo de R$ 22 milhões. Metade desse valor foi custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Saúde, e o restante, captado na sociedade civil, por meio de eventos, projetos e doações.

Autor

TAGS: