Guritiba envolve e emociona público

por Equipe Festival de Teatro
Guritiba envolve e emociona público

A peça Eufonia fez a alegria de crianças e adultos

Por Andressa Carvalho, Gabriela May e Paula Araujo

O Guritiba, uma amostra do Festival de Teatro de Curitiba, traz atrações para o público infantojuvenil, contendo cinco espetáculos, dois shows e brincadeiras. A peça Eufonia, uma apresentação voltada para as crianças, brinca com os sons, transformando qualquer ruído ao redor em fantasia. Apostando no surrealismo, a atriz e criadora da peça, Angélica Zignani, usa formas poéticas enquanto descobre o mundo pela primeira vez, usando a gemidos e sons para imitar a primeira comunicação de uma criança. “Escrevi essa peça depois de observar minha filha, como ela construía sua comunicação e fala”, declara Angélica.

O novo produtor do Guritiba, Marco Novack, relata que “o interesse do público infantil para os eventos culturais está crescendo cada vez mais, pois elas querem participar e interagir, então quanto mais eventos assim tiver, será melhor”. Novack ja havia comprovado isso na sua última mostra em Curitiba, Rockinho, no qual as crianças e seus pais se divertiram com as músicas antigas e “bateram cabelo”.

Antes da peça começar, o projeto Gente que Brinca organizou um encontro com várias brincadeiras para o público. A idealizadora do projeto, Siciane Geruntho, conta que o evento não foi apenas para as crianças e sim para todos aqueles que se permitirem brincar. A artista Patricia Otto, trouxe sua filha ao evento e reviveu momentos de sua vida ao interagir com brincadeiras de sua infância, muitas delas que a filha nunca teve contato. “É importante incentivar as crianças a desenvolver o senso artístico”, acrescenta Patricia. A artista pretende continuar trazendo sua filha para participar da brincadeiras nos próximos anos.

[slideshow_deploy id=’25087’]

Fotos: Andressa Carvalho

Autor