Giro da rodada #01

por Gabriel Almeida
Giro da rodada #01

Veja tudo que aconteceu na primeira rodada do Brasileirão

No último sábado, a partida entre Santos e Fluminense deu início no campeonato brasileiro de 2022. O campeão carioca dominou o adversário e foi superior na partida inteira, com 66% de posse de bola e 26 finalizações contra 3 da equipe santista. Mesmo com toda a pressão, não conseguiu abrir o placar e o jogo terminou em 0 x 0.

O Palmeiras recebeu o Ceará no Allianz Parque e foi surpreendido pela equipe de Dorival Júnior. O time cearense fez uma grande partida e venceu o Palestra Itália fora de casa pelo placar de 3 x 2. Respeitando o atual bicampeão da América, o Ceará aproveitou da alta velocidade do camisa 10 Mendonza para jogar no contra ataque, dois dos três gols do time alvinegro saíram dessa forma (gol contra do Jorge e Lucas Ribeiro), e o terceiro em uma bola parada, marcado pelo Mendonza. O Palmeiras fez seu primeiro gol com Zé Rafael e o segundo com Gustavo Gómez, de pênalti.

Fechando os jogos de sábado, o Atlético Goianiense enfrentou o Flamengo, em Goiânia. Em um jogo muito disputado e movimentado, as equipes empataram em um 1 x 1 com muitas chances de gol. Com ambos os times batendo na trave uma vez, chances não faltaram para aumentar o placar, porém sem sucesso. Aos 30 do segundo tempo o Atlético-GO abriu o placar com Wellington Rato. O gol do Flamengo, veio 9 minutos depois com Bruno Henrique, de cabeça pós cobrança de escanteio.

Na partida que abriu o domingo, o Coritiba não tomou conhecimento do Goiás e goleou o time esmeraldino por 3 x 0. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Alef Manga abriu o placar para o time da casa. Logo no início da segunda etapa, o Coxa ampliou com Leo Gamalho. Andrey, no apagar das luzes fechou o placar com um belo gol de fora da área após jogada individual de Igor Paixão. O Coritiba começa o campeonato com 3 pontos valiosos, que em suas 14 participações na elite do futebol brasileiro, apenas 5 vezes teve triunfo em sua estreia.

Na estreia do atual campeão brasileiro, Atlético-MG, recebeu o Internacional no Mineirão. O Galo sai na frente logo no começo do jogo com lance individual do Hulk. A partir deste momento, o Galo deu a bola ao adversário, mas manteve o controle do jogo, cadenciando a intensidade. Já no final da partida, em um contra ataque, Hulk define a partida com um golaço driblando o zagueiro e encobrindo o goleiro.

No Estádio Nilton Santos, o Botafogo lotou o estádio com mais de 40 mil pessoas na estreia do campeonato. Porém, todo apoio e festa da torcida não serviram de muita coisa, e no primeiro tempo, o Corinthians tinha aberto larga vantagem de 3 x 0 (gols de Paulinho, Mantuan e Lucas Piton). O time da casa tentou esboçar uma reação aos 21 minutos da segunda etapa, com um gol de pênalti de Diego Gonçalves. Mas não adiantou, e o placar acabou em 3 x 1.

O Fortaleza enfrentou o Cuiabá e não conseguiu impor o futebol apresentado na Copa do Nordeste e no campeonato cearense. O Cuiabá abriu cedo sua vantagem, aos 8 minutos com Everton. E desde então, se defendeu e jogou nos contra ataques. Com ótima atuação do goleiro Walter, que com boas defesas conseguiu segurar o placar para o dourado.

Surpreendendo muitos, o Avaí iniciou o campeonato com 3 pontos sobre o América-MG. Com domínio do time catarinense, que deu 13 chutes a meta contra 7 do adversário. Além de ter controle da posse de bola da partida e mais chances de ampliar o placar. O gol da partida foi marcado por Raniele, em batida de fora da área, aos 7 do segundo tempo.

O São Paulo fez a melhor estreia do brasileiro. Venceu o Athletico Paranaense por 4 x 0 com direito a música para Jonathan Calleri. O São Paulo não deixou o apagado Athletico se quer criar chances de gol, e dominou a partida durante os 90 minutos. A péssima atuação do furacão rendeu a demissão do técnico Alberto Valentim, repetindo a ultima temporada onde o técnico foi demitido do Cuiabá na primeira rodada pós empate por 2 x 2 contra o Juventude.

O jogo que fechou a rodada foi entre Juventude e RB Bragantino, que empataram em 2 x 2 em partida movimentada. O Bragantino abriu o placar aos 12 minutos com gol de Miguel Silveira, aos 30, o estreante Renan Victor fez contra o próprio gol empatando o jogo para o Curitiba. Óscar Ruiz virou para o Juventude aos 24 minutos da segunda etapa. E aos 44 do segundo tempo, Paulinho Moccelin fez gol contra, que resultou no empate do Bragantino.

Autor