Gaeco prende cantor sertanejo sob acusação de fraudes bancárias

por Fatos
Gaeco prende cantor sertanejo sob acusação de fraudes bancárias

Artista é uma das 320 pessoas presas no Brasil por participar de organização criminosa

Por Julianne Trevisani e Larissa Bertazzo

O cantor Rick Ribeiro foi preso nesta segunda-feira (17) pelo núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Ponta Grossa por meio da Operação “Open Doors”, conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O cantor era considerado um dos “cérebros” da organização.

Foram cumpridos ontem dois mandados de prisão e três mandados de busca e  foram apreendidos computadores, documentos e um carro de luxo, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MPPR).

A operação é relacionada a transições fraudulentas de contas bancárias e senhas a partir de spams em mensagens de e-mails e SMS. Os suspeitos também ligavam para cidadãos comuns, se fazendo passar por funcionários de uma instituição bancária para obter dados pessoais, informou o MP do Rio de Janeiro.

No total, já foram presas 320 pessoas em todo o Brasil e a estimativa do MPRJ é de que, entre 2016 a 2017, mais de R$ 30 milhões tenham sido subtraídos pelo grupo. Os presos se encontram em vários estados brasileiros (RJ, MG, PR, BA, SC e SP) e respondem por crimes, como “ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal; e promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, pessoalmente ou por interposta pessoa”

Rick Ribeiro é cantor e compositor em carreira solo e autor das músicas “Com Você Foi Diferente” e “Cuida de Mim”. Tem um único CD, lançado em 2013.

Autor