Crítica: filme universitário “Dois Pontos Parênteses” se aventura no mundo das comédias românticas

Projeto retrata a simplicidade de se apaixonar ao contar a história de dois melhores amigos de infância
Por Carolina Senff | Fotos: Divulgação
Uma comédia romântica onde um simples garoto, Lorenzo, se apaixona por sua melhor amiga de infância Beatriz. Este é Dois Pontos Parênteses, um filme produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual da PUCPR dentro do projeto de contraturno LabCine.
A ideia para o curta-metragem surgiu em 2023 durante a disciplina de Roteiro, ministrada pelo professor Marcelo Munhoz, que os alunos cursaram. As realizadoras Malu Parise e Isabella De Filippo juntaram alguns detalhes de suas vidas pessoais, como amizades de anos que ambas tiveram ao longo da vida e amores platônicos que todo adolescente viveu para criar uma narrativa focada no amor e na amizade.
O filme começou a ser produzido em março e foi finalizado em novembro de 2024. Estiveram envolvidos na equipe do projeto 25 estudantes de cursos Multicom da Pontifícia, mais uma vasta presença de voluntários que contribuíram na figuração do filme.
O curta busca ser criativo e usar de muitas cores. “Quando imaginava as cenas eu sempre via muitas cores nelas, queria um filme bem colorido”, conta a diretora Malu Parise em entrevista para TV Comunicare. A produtora Isabella De Filipo ressaltou a importância do assistente de direção e editor Lucas Brasil dentro do set para encontrar ao longo das filmagens a voz de DPP, como o filme foi apelidado.
As realizadoras também ressaltam o trabalho da direção de arte, assinado por Julia Schwarzer. Parise comenta que ela trouxe a essência do filme perfeitamente usando muito bem as cores. A produção se arrisca ao trabalhar o gênero romance, esse que não é tão recorrente entre projetos universitários.
Na noite de estreia na Cinemateca de Curitiba a casa estava lotada e mais de 100 pessoas aplaudiram o filme por cinco minutos. Agora Dois Pontos Parênteses irá percorrer um circuito de festivais levando um pouco de romance para diversas salas de cinema. A produção ambiciosa rendeu 34 minutos de um espetáculo visual. O filme será disponibilizado ao público após ser exibido em festivais de cinema.