Festival LabCine 2024: Cinemateca recebe estreia de filmes feitos na PUCPR

por Davi Guiarzi Luiz Moreira
Festival LabCine 2024: Cinemateca recebe estreia de filmes feitos na PUCPR

Curtas-metragens universitários produzidos no LabCine tiveram as primeiras exibições públicas

Por Davi Guiarzi | Fotos: Carolina Senff

O Festival LabCine ocorreu na noite da última terça-feira (26), na Cinemateca de Curitiba. O evento é uma pré-estreia dos curtas produzidos pelo  projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR. Os filmes “O que o mar deixou de você para mim”, “Adilson” e “Dois Pontos, Parênteses” foram prestigiados e aplaudidos por mais de 100 pessoas. A mostra contou com a participação dos diretores, produtores e atores dos três filmes, assim como familiares e convidados. 

A primeira exibição dos curtas teve o filme “O que o mar deixou de você para mim”, dirigido por Gui Almeida. 

Guilherme Almeida, diretor de “O que o mar deixou de você para mim”

O filme conta a história dos amigos de infância Túlio e Vicente. Enquanto questões sobre a sexualidade de Vicente são colocadas em destaque, a narrativa desenvolve a complexa relação com Túlio. Para o diretor de “Mar” – como é carinhosamente chamado o curta –, trata-se de um filme sobre descoberta e inspiração. “Espero que Mar inspire as pessoas a se mostrarem, a serem elas mesmas, a serem quem elas são. Esse é o intuito de Mar.” 

Gui também salienta que a homosexualidade tem espaço em contextos felizes, como bem retrata o roteiro do curta. “A gente também merece os nossos clichês, a gente também merece ter o nosso espaço, a gente também merece levantar a nossa bandeira de certa forma.” Aplaudido antes, durante e após os créditos, Mar teve grande sucesso entre os presentes. 

Leia a crítica completa de O que o mar deixou de você para mim.

A equipe de produção de “Adilson” no final do evento

Logo em seguida, a estreia de Adilson divertiu o público da Cinemateca. Dirigido por Eric Lamanna, o filme é cercado de descontrações e piadas curtas. A adição de uma pitada de terror engrandeceu ainda mais o enredo. Criou-se uma atmosfera engraçada e cheia de suspense, que reverberou pelos corredores da sala de cinema. Eric conta que os pensamentos sobre o filme foram bem amadurecidos antes de serem botados em prática. “O roteiro surgiu da disciplina que temos no nosso curso. Trabalhamos nisso por algum tempo, houve uma enorme pré-produção.”

Leia a crítica completa de Adilson.

Lorenzo e Beatriz, protagonistas de Dois Pontos, Parênteses. | Foto: DPP

Fechando a noite dos filmes universitários, “Dois Pontos, Parênteses” elevou o quesito técnico do Festival LabCine. Dirigido por Malu Parise, Isabella De Filippo e Lucas Brasil, o curta explorou situações de paixão e maturidade, em um relacionamento entre dois melhores amigos. A temática apresentada, o roteiro elaborado e, principalmente, o ótimo trabalho da direção, foram tópicos de destaque ao final da noite. 

Toda grande produção, entretanto, passa por seus perrengues. Um dos diretores do curta, Lucas Brasil confessa que a equipe teve percalços no início das gravações. “A primeira diária nossa foi um desespero total, estávamos sem preparo nenhum. A partir das férias que começamos a nos organizar.” Lucas ainda destaca a importância da coletividade para dar a volta por cima e tirar DPP do papel.  “Foi difícil [passar pelos obstáculos da produção], questão de precisar de contato, precisar de apoio. No final, ficou um trabalho muito bonito. Deu para ver o valor da equipe.” 

Leia a crítica completa de Dois Pontos, Parênteses.

Contato com o mercado

Os três curtas produzidos vão ser encaminhados para festivais durante os próximos anos. Esse contato com o mercado profissional é a maior marca do LabCine, levando uma experiência para os estudantes que vai além dos trabalhos acadêmicos. Segundo o professor e coordenador do projeto, Marcelo Munhoz, a exibição dos filmes na Cinemateca é o fechamento de um ano de muitas experiências, lições e aprendizados. “É o gran finale de um processo super intenso, quem viveu sabe. O LabCine é uma grande aventura. “

Para saber mais sobre os filmes e ficar sabendo das próximas novidades, acesse os perfis no instagram:

@dppcurta – Dois Pontos, Parênteses

@adilsonfilme – Adilson

@omdvm.curta – O que o mar deixou de você para mim

Autor