Fatos encerra atividades do primeiro semestre com produção recorde

O projeto contou com o engajamento dos estudantes e professores do curso de Jornalismo da PUCPR e com a parceria da Rede Comunicare
Por Letícia Fortes
A Fatos Narrativas Midiáticas, central de produção convergente de conteúdo do curso de Jornalismo da PUCPR, encerrou o primeiro semestre de atividades do ano de 2020 nesta sexta-feira (19), com recorde na produção de conteúdo jornalístico. O encerramento acompanha o calendário da universidade, que entra em recesso e férias em 29/06. As aulas retornam em 3 de agosto, as atividades da Fatos serão retomados nas semanas seguintes.
Com a adoção do formato remoto de produção, em virtude da pandemia deCovid-19, o projeto de contraturno do curso finalizou o semestre com um total de 62 matérias, reportagens e notas. Além de abordar as principais notícias sobre a universidade, Curitiba e região, a Fatos também realizou alguns projetos especiais, tais como os boletins #ComunicareEmCasa e as lives da Fatos ao Vivo e da Fatos Esportivos. No total, foram 96 postagens de conteúdo no perfil de Instagram Rede Comunicare, com destaque para 27 boletins especiais de atualização dos dados da Covid-19 no estado.
O professor Renan Colombo, coordenador da Fatos, caracteriza o semestre como bastante produtivo. “Os alunos se engajaram muito na proposta de trabalho remoto. Nosso volume de produção bateu recorde e, mais do que uma questão de número, é uma questão de qualidade: o trabalho foi muito bem feito”, afirma.
Desde o início das atividades, em 2 de abril, os estudantes voluntários de múltiplos períodos do curso de Jornalismo iniciaram a elaboração de matérias e reportagens, sob a orientação dos professores Renan Colombo e Lenise Klenk. Neste primeiro semestre, um grupo de aproximadamente 40 estudantes produziu mais de 60 matérias para o portal abordando assuntos como economia, política, educação, saúde e aspectos gerais da cidade de Curitiba.
Fatos realizou 11 lives
Além da cobertura padrão de notícias, a Fatos também se dedicou à projetos especiais nas sextas-feiras, como as lives da Fatos Esportivos e da Fatos ao Vivo. Com o objetivo de envolver o público de uma maneira diferente no período de quarentena, os alunos organizaram 10 lives diferentes desde o mês de abril, sendo oito delas dedicadas à Fatos Esportivos e três à Fatos ao Vivo. As transmissões foram realizadas através do perfil da Rede Comunicare no Instagram (@redecomunicare) e organizadas pelos próprios estudantes.
A professora Lenise Klenk comenta que “as lives foram uma experiência e uma oportunidade de produzir um conteúdo diferente, desde que a Fatos recomeçou suas atividades no período remoto.” Além da intenção de apresentar novos conteúdos ao público, as lives também tinham o objetivo de proporcionar aos alunos do projeto uma experiência semelhante à do mercado de trabalho.
Em relação à produção nas redes sociais, a Fatos bateu o recorde de 96 posts no Instagram da Rede Comunicare em um único semestre. Os posts abordaram assuntos diversos, incluindo chamadas para as matérias do portal, boletins de atualização sobre a evolução do novo coronavírus na cidade de Curitiba e dicas culturais dos boletins Comunicare em Casa.
Próximo semestre
O projeto será retomado no próximo semestre, acompanhando o calendário acadêmico e as diretrizes da PUCPR.