Fatos Ao Vivo #8: Saulo Geber, coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR

Professor de Psicologia falou sobre o Setembro Amarelo e saúde mental durante a pandemia
Por Letícia Fortes
O professor Saulo Geber foi o oitavo convidado do programa Fatos Ao Vivo, realizado por estudantes do projeto Fatos Narrativas Midiáticas. Geber é o coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR, que tem como objetivo promover a saúde psíquica, oferecer suporte à aprendizagem e garantir a inclusão dos estudantes.
Confira a entrevista completa abaixo:
Apesar da pandemia, a equipe do SEAP – formada por psicopedagogos, psicólogos, professores, analistas administrativos e estagiários – manteve as atividades em formato remoto. Por meio de oficinas e simpósios virtuais e do contato via redes sociais, o SEAP manteve o diálogo com os estudantes neste período de quarentena. O debate sobre saúde mental ficou ainda maior neste mês, com a campanha do Setembro Amarelo.
Durante a entrevista, o professor Saulo afirmou que a união entre educação e informação é essencial para a prevenção do suicídio. Respeitando os limites éticos de ambas as profissões, a Psicologia e o Jornalismo podem se tornar importantes aliados para conscientizar e prevenir essa prática, em vez de incentivá-la.
Além disso, o entrevistado propôs algumas estratégias de intervenção social durante e após a pandemia. Dentre elas, estão a promoção de atos de caridade e a ampliação do acesso ao acompanhamento emocional no Brasil através da internet e das consultas psicológicas gratuitas oferecidas pelos projetos de extensão das universidades. Esta perspectiva voltada para o futuro é uma tentativa de remediar os impactos psíquicos no período pós pandemia, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria estima que transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, representarão uma segunda onda de estragos à saúde.
Considerando a saúde mental dos estudantes como algo diretamente ligado ao bem-estar social, a PUCPR oferece atendimento psicológico não apenas para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade em geral. Através do Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP), os estudantes dos últimos períodos do curso de Psicologia prestam atendimento gratuito à qualquer pessoa de fora da universidade.
O acompanhamento emocional e psicológico começa com consultas presenciais, para que o paciente se sinta confortável com o estudante que lhe atenderá. Após a primeira consulta, as próximas podem ser transferidas para a modalidade remota, dependendo da necessidade e da disponibilidade do paciente. Esse serviço de clínica escola está disponível nos Campus Curitiba, Londrina e Toledo pelo telefone (41) 3271-1591.
[box] Vamos conversar?
– Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP): (41) 3271-2177 ou (41) 99137-1014. E-mail: [email protected]. Instagram: @seappucpr
– Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP): (41) 3271-1591
– Centro de Valorização da Vida (CVV): Disque 188. Chat online do CVV.
– Programação do Setembro Amarelo no SEAP
[/box]