Estudantes Multicom apresentam projetos experimentais nesta semana

por Bruno Coelho
Estudantes Multicom apresentam projetos experimentais nesta semana

A partir de segunda-feira (11), os graduandos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda,  Relações Públicas e Cinema apresentam projetos experimentais (PEX) de conclusão de curso

Por Bruno Coelho e Henrique Jorge | Foto: Divulgação Mulheres à Beira Bar

A chegada do fim do curso univrsitário marca também um dos principais capítulos da trajetória acadêmica: a produção do TCC (trabalho de conclusão de curso). Os projetos, todos produções independentes dos alunos dos cursos de comunicação da PUCPR, vão desde livros reportagens até produções de curtas metragens.

Os professores coordenadores dos cursos Multicom, Fábio Feltrin e Suyanne Tolentino de Souza ressaltam a importância dos projetos experimentais na formação dos estudantes. Para Feltrin, é o momento em que o estudante é apresentado para o mercado de trabalho. “Neste ano estou orientando apenas dois trabalhos de RP. Mas já vi pessoal de jornalismo lançando livros, pessoal do Cinema lançando filmes, alunos de PP entregando campanhas brilhantes para clientes reais. Então, a semana de banca promete entregar trabalhos incríveis”, afirma

Ao todo, os 30 projetos representam uma etapa essencial para a formação dos novos profissionais que vão ingressar no mercado de trabalho a partir do próximo ano, integrando a prática e a teoria da comunicação. Durante as apresentações, profissionais do mercado de trabalho da comunicação vão se juntar a professores dos cursos Multicom para avaliar os projetos produzidos ao longo do semestre.

A composição dos integrantes das bancas segue uma série de critérios. Desde experiência na área até formação na área da comunicação. “Fazemos contato com egressos, formados nos cursos Multicom, para que retornem à universidade como avaliadores. convidamos profissionais atuantes no mercado e que, muitas vezes, são referência na área”, explica Feltrin. “E, claro, contamos com as redes de contato dos professores, para que possamos ter pessoas competentes e extremamente críticas para contribuírem nesse projeto final.” 

Segunda-feira (11/11)

AUDITÓRIO 1: BLAISE PASCAL (Anexo à Biblioteca Central – entrada lateral):

8h-9h30: Miden Destilado Zero (Publicidade e Propaganda)

9h30-11h: Go Coffee (Publicidade e Propaganda)

AUDITÓRIO 2: JOHN HENRY NEWMAN (Anexo à Biblioteca Central – entrada frontal):

8h-9h30: Revista Pitoresca: a vida nos detalhes (Jornalismo)

9h30-11h: Coletivo Ratazanas (Jornalismo)

11h-12h30:

AUDITÓRIO 3: MARIA MONTESSORI (1º andar – Bloco Amarelo):

8h-9h30: Construindo visibilidade: estratégia de comunicação para o Criadouro Onça Pintada (Relações Públicas)

9h30-11h: Revista Boreal – Editora (In)finito (Jornalismo)

11h-12h30: Encontros impossíveis: os Lacosteiros e sua influência nas estratégias de comunicação da Lacoste Brasil (Relações Públicas)

Terça-feira (12/11)

AUDITÓRIO 1: BLAISE PASCAL (Anexo à Biblioteca Central – entrada lateral)

8h-9h30: Anjuss Moda (Publicidade e Propaganda)

9h30-11h: Abelha Brasil (Publicidade e Propaganda)

11h-12h30: Loja Curitiba Sua Linda (Publicidade e Propaganda)

AUDITÓRIO 2: JOHN HENRY NEWMAN (Anexo à Biblioteca Central – entrada frontal)

8h-9h30: Restaurante Nonna Giovanna (Publicidade e Propaganda)

9h30-11h: Relações Públicas e Gestão Estratégica de Relacionamento para Encantar os Públicos de uma Instituição Educacional (Relações Públicas)

11h-12h30: Estratégias de Relacionamento dos Times de Futebol com Seus Torcedores: Estudo de Caso Programa Sócio-Torcedor do Coritiba Foot Ball Club (Relações Públicas)

AUDITÓRIO 3: MARIA MONTESSORI (1º andar – Bloco Amarelo):

8h-9h30: Curta-metragem “Um Monstro e Meia” (Cinema e Audiovisual)

Quarta-feira (13/11)

AUDITÓRIO 1: BLAISE PASCAL (Anexo à Biblioteca Central – entrada lateral)

8h-9h30: Toró Roupas Para Chuva (Publicidade e Propaganda)

9h30-11h: Escalação VideoCast (Jornalismo)

AUDITÓRIO 2: JOHN HENRY NEWMAN (Anexo à Biblioteca Central – entrada frontal)

8h-9h30: Curta-metragem “Anátema” (Cinema e Audiovisual)

9h30-11h: Curta-metragem “Juízo Final” (Cinema e Audiovisual)

11h-12h30: Mulheres à Beira-mar (Jornalismo) 

AUDITÓRIO 3: MARIA MONTESSORI (1º andar – Bloco Amarelo):

8h-9h30: Curta-metragem “Feijão Arroz” (Cinema e Audiovisual)

11h-12h30: Fortalecendo a identidade organizacional da Soma Galeria por meio de estratégias de Relações Públicas e gestão de marca (Relações Públicas)

Quinta-feira (14/11)

AUDITÓRIO 1: BLAISE PASCAL (Anexo à Biblioteca Central – entrada lateral)

8h-9h30: Opera Concept Hall (Publicidade e Propaganda)

9h30-11h: Eletrorastro (Publicidade e Propaganda)

AUDITÓRIO 2: JOHN HENRY NEWMAN (Anexo à Biblioteca Central – entrada frontal)

8h-9h30: Piloto de série “Sonder – Pequenas Coisas” (Cinema e Audiovisual)

9h30-11h: Curta-metragem “Prazer em te conhecer” (Cinema e Audiovisual) 

11h-12h30: Curta-Metragem “Libertinagem Execrável” (Cinema e Audiovisual)

AUDITÓRIO 3: MARIA MONTESSORI (1º andar – Bloco Amarelo):

8h-9h30: Joelho de Porco (Cinema e Audiovisual)

9h30-11h: Canal de YouTube Carreira do Jogo (Jornalismo)

11h-12h30: Comunidade como ativo estratégico para marcas: construindo valor duradouro por meio da assessoria de comunidades (Relações Públicas)

Suyanne Tolentino de Souza, também coordenadora dos cursos Multicom, diz que vários projetos chamaram sua atenção. “Falando do Jornalismo, por exemplo, foi muito interessante ver equipes resgatando projetos em revistas”, diz a professora. “Ter esse tipo de publicação sendo produzida pelos estudantes num momento como hoje mostra o que a gente vai ver aí para o futuro no próprio mercado, que é um possível retorno da revista impressa.”

A professora também se mostra ansiosa para acompanhar os trabalhos apresentados pela primeira turma da PUCPR a se formar no curso de Cinema e Audiovisual. “Cinema foi  um modo de operar totalmente novo que a gente criou, em que ele é bem semelhante ao do jornalismo”, afirma. “Do primeiro semestre até  o sétimo período, os estudantes têm que estudar teoricamente aquilo que eles querem defender no oitavo, e a gente vai ter bons filmes e curtas.”

Autores