Estudantes buscam meios para controlar ansiedade antes do vestibular

por Ex-alunos
Estudantes buscam meios para controlar ansiedade antes do vestibular

Estudantes apontam o número reduzido de vagas em universidades públicas como principal causa de ansiedade

Por Guilherme Levorato e Mariane Pereira

Um a cada quatro vestibulandos tem ansiedade considerada moderada ou grave, de acordo com estudo publicado em 2008 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de verificar os indicadores de ansiedade em alunos de cursos pré-vestibulares.

Para combater isso, a psicopedagoga Deyse Campos explica que existem algumas técnicas e estratégias que podem auxiliar o estudante a manter o foco e disciplina durante a preparação para as provas. “Os alunos podem desenvolver hábitos de estudo e de relaxamento, assim como de respiração, alongamentos, e também exercícios físicos, yoga, dança, pintura e até ouvir música:  isso pode ajudar a melhorar a concentração, pois não dá para passar o tempo pré-vestibular estudando excessivamente e só antes ou na hora da prova querer fazer exercícios de relaxamento”.

A psicopedagoga explica que cada um tem um jeito de estudar, e conhecer esse método deveria ser um processo de percepção ao longo da história escolar. “Os alunos precisam ter contato com diversas formas de estudo e então identificar com qual delas se adaptam melhor, é um exercício de autoconhecimento”.

Deyse ainda comenta que fazer atividades ao ar livre, ter contato com o espaço aberto e envolvimento com práticas de voluntariado e exercício da solidariedade ajudam o estudante a manter o foco. “Ao desenvolver compaixão e empatia o aluno passa a não sofrer tanto com seus conflitos internos já que consegue adequá-los aos níveis de normalidade, ou seja, não vai super dimensionar o problema porque conhece outros problemas maiores e menores”.

Há uma grande diversidade de situações que podem desenvolver um estado de estresse nos estudantes, que relatam como motivos de ansiedade o medo de reprovação e a quantidade de conteúdo para ser estudado.

A estudante Bruna Romão, que está se preparando para o vestibular comenta que, para ela, a prova não é a melhor maneira de avaliar um estudante. “Muita coisa é cobrada do aluno na prova, e geralmente quem presta vestibular é um aluno que acabou de sair do ensino médio, com 17 anos e que não está totalmente preparado”.

A Psicóloga Gisele Accioly, comenta que, diante de frustrações acadêmicas e resultados negativos o estudante deve deixar de lado a tristeza, pois, o desejo da aprovação não está no resultado, e sim na pessoa, já que, não ser aprovado não desaprova o estudante como pessoa e nem como estudante.

Público feminino é mais vulnerável

Meninas são mais propensas à ansiedade pré-vestibular do que os meninos segundo estudo de 2010 de pesquisadoras da Universidade Salgado de Oliveira, no Rio de Janeiro. A pesquisa não investigou as razões por trás dessa diferença.

A estudante Laís Albanese, que pretende cursar Medicina, conta que a preparação para as provas está sendo desafiante, pois a pressão do curso pré-vestibular e o fato de morar sozinha e não ter ninguém para conversar nas horas de estresse é grande. Laís salienta que sabe que esse processo é uma fase que irá contribuir para o seu crescimento pessoal, desta forma, as atividades ficam mais prazerosas.

Fonte: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Autor