Entidades promovem “marcha virtual” para estimular o isolamento social

O movimento Frente pela Vida organiza um ato com tuitaço, debates e apresentações culturais na sua programação
Por Felipe Martins, Juliane Capparelli e Letícia Fortes
O movimento Frente pela Vida lança, nesta terça-feira, (9) a Marcha Virtual pela Vida, a mais recente iniciativa do movimento. O evento virtual, também chamado de “Dia V”, visa reunir diversas entidades da sociedade civil – incluindo cientistas, personalidades, gestores públicos e artistas – em defesa de valores como a vida, saúde, solidariedade, democracia, ciência e educação. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a consciência coletiva no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e respeitar o isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.
As atividades serão transmitidas ao longo do dia pelas redes sociais do movimento Frente pela Vida. Na parte da manhã, elas serão promovidas por entidades, instituições e organizações locais e regionais de todos os setores. A programação vespertina contará com debates virtuais de âmbito nacional com cientistas, personalidades, gestores públicos e artistas. Além dos debates online, as entidades promoverão um tuitaço no dia, das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida. No final da tarde, às 16h, um ato político apresentará os pontos essenciais defendidos no documento da Frente Pela Vida aos parlamentares. O encerramento contará com a transmissão online de apresentações culturais das 18h às 19h.
A Frente pela Vida é conduzida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Rede Unida. As demais entidades interessadas em participar poderão aderir à Marcha através do site oficial.
Além das entidades, os cidadãos também podem fortalecer o evento através de suas próprias redes sociais, por meio da postagem de vídeos curtos que ressaltam a importância de aderir à Marcha Pela Vida ao longo desta semana, assinalando a hashtag #MarchaPelaVida.