Entenda como funciona o jogo de futebol americano

O esporte norte-americano tem crescido no Brasil, mas as regras do jogo ainda causam confusão
Por Carla Giovana Tortato, Gabriela May e Gustavo Ferraz
O objetivo do jogo é conquista de território, chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. O campo e a bola possuem as seguintes medidas:
O começo do jogo, assim como no tradicional futebol, é por meio de uma moeda, quem ganha começa com a bola. O time que perde é responsável por iniciar a partida, enquanto o outro deve receber o kickoff.
O retornador, um dos jogadores do time que recebe a bola, é responsável por pegá-la depois do chute inicial e assim decidir entre duas opções:
1) Tentar realizar um retorno: pegar a bola e avançar no campo em busca de uma boa posição.
2) Não realiza o retorno e se ajoelha no chão: caso escolha essa opção e fizer dentro da endzone do próprio time, a equipe de ataque começa o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa.
A decisão de realizar um retorno se baseia no espaço que o retornador vê no campo. Para que ele possa avançar, os companheiros de time fazem um bloqueio para que os adversários não consiga derrubá-lo. Se for derrubado, a jarda correspondente do local valerá como ponto. Já se o retornador conseguir atravessar o campo e chegar na endzone adversária é um touchdown. Assim chega a vez de inverter o time que realiza o kickoff e o que recebe.
Caso decida não realizar o retorno, a equipe de ataque se posiciona no meio do gramado a fim de conquistar, no mínimo, 10 jardas para continuar atacando e avançar no campo do adversário. Serão dadas 4 tentativas para alcançar o objetivo
São duas jogadas principais, o passe, que geralmente parte do quarterback para um de seus recebedores e as corridas, que são responsabilidade do running back.
Se o time não conseguir avançar as 10 jardas, a posse de bola passa para a outra equipe que começa a atacar a partir de onde a última jogada parou. Sendo assim, um tática dos jogadores é, se não conseguirem em 3 tentativas, realizam a 4º em uma posição ruim do campo.
PONTUAÇÃO
O touchdown, principal pontuação, vale 6 pontos. Acontece quando o jogador entrar na endzone adversária com a posse da bola ou quando já se encontra na endzone e recebe a bola.
Após o touchdown, é possível o time conseguir pontos extras, acertando um chute dentro da trave e forma de “Y” no fundo do campo (1 ponto) ou entrando novamente na endzone (2 pontos), sendo que a outra equipe estará posicionada para defender.
Outra forma de pontuar é o field goal que vale 3 pontos. Essa jogada é responsabilidade do kicker, que precisa acertar um chute dentro do “Y”, em uma distância maior daquela que ocorre no touchdown. Se errar o outro time poderá atacar a partir do ponto do chute.
A pontuação exclusiva da defesa é o safety, valendo 2 pontos. Consiste em realizar um tackle, derrubar o adversário, ou tirar um jogador do outro time de campo que esteja dentro da própria endzone. Também quando o quarterback faz um passe apenas para se livrar da bola e evitar ser derrubado, forçando um intentional grounding na própria endzone, assim consegue pontuar e manter a posse de bola para a próxima jogada.
DURAÇÃO
A partida ocorre em quatro quartos de 15 minutos. Caso o passe do quarterback não se complete, aconteça pontuações ou um jogador sai do campo com a bola o tempo é parado.
ARBITRAGEM
É composta por 7 juízes, sendo que o principal fica logo atrás do quarterback e os outros seis, que são auxiliares, são espalhados pelo campo. O principal é identificado por um boné branco e os outros por boné preto. Ao ocorrer uma falta, os árbitros jogam um pano amarelo no campo e depois, por um microfone, avisa que tipo de falta ocorreu, quem cometeu e a punição que será aplicada.
Foto divulgada pelo site oficial do NFL
EQUIPAMENTO
Por se tratar de um esporte com grande número de choques e impactos, a preocupação com o estado físico dos atletas é indispensável. Entre os equipamentos utilizados estão os capacetes, protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelho. Os jogadores que também tem a opção de utilizar uma proteção para as costelas.
Foto divulgada pelo Twitter oficial do NFL
POSIÇÕES
Cada equipe possui um total de 53 jogadores, sendo que é permitido apenas 11 no campo. Do total de atletas, 28 fazem parte do time de ataque, 18 participam do time de defesa e 7 são especialistas. Geralmente apenas 46 atletas se relacionam com os jogos da temporada. Em uma partida há 11 jogadores no time de ataque, 11 no de defesa e os especialistas, esses que entram para realizar field goals, retornos, kickoffs e punts, sendo também 11 por vez. As substituições, ao contrário do futebol comum, é ilimitada. Veja as funções dos principais jogadores: