Ensecom promove discussão sobre estratégias de comunicação nas assessorias

por Sofia Magagnin
Ensecom promove discussão sobre estratégias de comunicação nas assessorias

Evento contou com a presença de profissionais da área de assessoria de imprensa

Por Maria Cecília Zarpelon e Sofia Magagnin

Nesta quarta-feira (29), aconteceu mais uma edição do Encontro de Assessoria de Comunicação (Ensecom). O evento contou com a participação de profissionais da área de assessoria de imprensa que debateram sobre os desafios da profissão e a importância da utilização das redes sociais no dia a dia de trabalho.

Participaram do evento a diretora de comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Katia Chagas, a assessora de mídias digitais da Prefeitura de Curitiba, Andie Linhares, e a assessora de comunicação do Museu Oscar Niemeyer (MON), Simone Mattos. A mediação ficou sob responsabilidade do professor do curso de Jornalismo e coordenador de Comunicação da Secretaria de Cultura (SEEC), Paulo Camargo.

Kátia Chagas já atuou em diversos meios de comunicação e reconhece que, na profissão, muita coisa mudou com o passar dos anos. Hoje, na ALEP, a equipe coordenada por Kátia é responsável por produzir conteúdos para a agência de notícias e também divulgar o que tem acontecido na Assembleia. A profissional ressalta que há grande preocupação em relação à produção de materiais voltados para o Twitter, Facebook e Youtube devido ao resultado positivo que tem obtido. “Todo dia a gente tem que se reinventar”, comenta.

Na Prefeitura de Curitiba, o ritmo de trabalho é intenso, conforme destaca Andie Linhares. A página do facebook da “Prefs” ficou reconhecida nacionalmente como case de sucesso pela atuação nas redes sociais. A estratégia em relação aos conteúdos produzidos para as mídias mudou com a gestão do prefeito Rafael Greca, sendo hoje a maior preocupação nas redes sociais informar o público curitibano de forma mais direta. Andie salienta que na página da “Prefs” há grande necessidade de interação com os cidadãos, por isso, a equipe de mídias sociais atua diretamente nesse sentido. “As pessoas não querem mais ler texto, elas querem ser respondidas rapidamente”.

Segundo Simone Mattos, a estratégia utilizada pelo MON para atrair o público tem sido a divulgação nas redes sociais do próprio museu ou por meio das publicações em páginas e perfis de influenciadores digitais parceiros. A profissional destaca que a abrangência das mídias sociais tem sido grande e, por isso, as empresas têm que estar prontas para as mudanças. “Estou aprendendo e vou continuar aprendendo”, reflete.

O professor Paulo Camargo acredita que a assessoria é uma área de atuação muito promissora, com muitas oportunidades de trabalho e que vem se transformando  nos últimos ano. Para ele, eventos como o Ensecom são importantes e devem ser aproveitados pela comunidade acadêmica como meio de troca de experiências sobre as mudanças da área. “Pensar a comunicação como estratégia e preparar profissionais para ingressar nesse mercado de trabalho é algo muito interessante”, pondera.

O evento foi organizado pelos estudantes do 5º período do curso jornalismo da PUCPR com orientação do professor Cícero Lira, que leciona a disciplina de Planejamento e Comunicação de Assessoria de Imprensa.

Autor