Ensaio fotográfico: 37ª edição da Festa da Colheita

por Emilly Kauana Alves
Ensaio fotográfico: 37ª edição da Festa da Colheita

Por Emilly Kauana Alves | Fotos: Emilly Kauana Alves

Realizada anualmente na Colônia Murici, em São José dos Pinhais, a Festa da Colheita celebra a fé e a gratidão dos descendentes de imigrantes poloneses, reunindo dança, gastronomia típica, rituais religiosos e tradições preservadas desde o século XIX.

A festa começa com uma missa campal ou na igreja local, geralmente celebrada em polonês e português, com forte participação da comunidade. Durante a missa, há o oferecimento de produtos da colheita, como frutas, verduras, pães e flores — símbolo de gratidão a Deus.

Durante o desfile de tratores, moradores da Colônia Murici distribuem alimentos ao público como símbolo de gratidão, fé e partilha — um gesto que remonta às origens camponesas dos imigrantes poloneses.

Em clima de reverência, a comunidade apresenta os frutos do trabalho no campo como agradecimento a Deus.

Os jovens da comunidade mostram que a cultura polonesa e italiana seguem pulsando nas novas gerações da Colônia Murici, e participam ativamente da cerimônia.

O tradicional desfile  tem a participação de moradores não só da Colônia Murici, mas também de bairros vizinhos como Costeira e Gamelas, e serve como homenagem a esses locais.

Mesmo com o sol escaldante, a população se mostra feliz com as atrações. Águas são distribuidas durante todo o trajeto.

A palavra “fé”, formada por alimentos no caminhão que encerra o desfile, resume o espírito da Festa da Colheita: gratidão, partilha e devoção.  Tradição e esperança seguem caminhando lado a lado, guiadas pela força de uma comunidade que cultiva suas raízes com orgulho.

 

Autor