Encontro discute iniciativas sobre nova agência de jornalismo da PUCPR: a Fatos

por Ex-alunos
Encontro discute iniciativas sobre nova agência de jornalismo da PUCPR: a Fatos

Inovação é a aposta principal na configuração do projeto

Por Andrey Ribeiro

O grupo de professores que participam do projeto da nova produtora de conteúdo do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR, a “Fatos Narrativa Midiáticas”, se reuniu, nesta quarta-feira (02), para abordar as propostas da iniciativa com os líderes das equipes de produção.

A Fatos acontece durante todas as semanas com objetivo de produzir conteúdo para diferentes mídias. Envolve alunos de todos os períodos, os quais são subdivididos em núcleos: produção; sonoro; audiovisual e digital.

A professora do curso de Jornalismo Criselli Montipó ressalta a importância do novo segmento que o jornalismo vêm adquirindo ao longo do tempo, e em como a Fatos adotou isso. “O jornalismo tem tomado proporções diversificadas e é importante trazer essas mudanças para o ambiente universitário, a Fatos com certeza engloba esse quesito”. Ela afirmou também que a diversidade entre os alunos foi um dos pontos determinantes para a escolha dos integrantes de cada núcleo. “A interação entre os alunos de diferentes períodos faz parte da proposta da Fatos. A partir da diversidade presente nesse meio, conseguimos concretizar essa interação”.

Para a professora responsável pelo núcleo de audiovisual, Simone Hubert, a Fatos pode ajudar no preparo para o mercado de trabalho e no processo criativo do aluno. “Para mim, é muito importante a atuação de uma agência como a Fatos, para que o aluno correlacione as teorias, se prepare para o mercado e que tenha liberdade de criação”.

A estudante Helena Sbrissia, que está no 3° período e é líder do núcleo digital, diz estar empolgada com a diversidade que a Fatos irá proporcionar no processo de produção. “Minha expectativa principal é sair do campo das notícias mais restritas. O trabalho que a gente vai fazer na Fatos pode ser muito mais humanizado, com reportagens de fôlego que podem contribuir para nossa formação como jornalistas e seres humanos”.

Bárbara Possiede, estudante do 1° período e líder do núcleo de sonoro, afirma que a iniciativa desenvolve o comprometimento dos alunos e que está entusiasmada com a proposta. “Essa responsabilidade atribuída ao papel de líder faz com que gente se comprometa mais com o projeto. É uma proposta bem inovadora, uma vez que eu posso trabalhar com várias plataformas diferentes.” Ela destaca a importância de experiências como esta para quem está iniciando no curso: principalmente para mim, que estou no primeiro período, acho que esse projeto vai dar uma visão mais geral dos vários campos do jornalismo.

O espaço de produção da Fatos está concentrado no LABCOM, o Laboratório de Comunicação da PUCPR, que possui uma estrutura completa e moderna para a prática de todas as atividades relacionadas à comunicação.

 

 

Autor