Em Curitiba, o primeiro semestre de 2021 apresenta aumento no número de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período em 2020

por Ana Rossini
Em Curitiba, o primeiro semestre de 2021 apresenta aumento no número de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período em 2020

Imprudência de motoristas causa aumento de 4% nos acidentes de trânsito

Por Ana Rossini, Eduardo Albano, João Caetano

Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, a comparação dos períodos aponta um aumento de quase 4% nos acidentes de trânsito. O primeiro semestre de 2021 registrou o número de 3.667 incidentes em Curitiba, e nos seis primeiros meses do ano passado, a estatística foi de 3.528 casos. De acordo com o BPTran, as maiores causas costumam ser a imprudência dos motoristas e a falta de atenção na direção.

Outro fator importante a ser considerado na análise é a ampliação da frota de veículos na capital, que influencia o crescimento no número de acidentes. Conforme estatísticas no site do DETRAN, de 2019 até junho deste ano, houve um aumento de 44.614 automóveis e isso representa 3% a mais de veículos nas ruas da cidade, mesmo no período de pandemia do CoronaVirus. O corretor de seguros Paulo Rogério, 50, afirma que a procura por seguros de moto vem aumentando a cada ano, pois o interesse de compra desse automóvel também aumenta.

Por parte da Prefeitura de Curitiba, medidas estão sendo adotadas para a diminuição da imprudência dos motoristas com relação ao excesso de velocidade. Desde março, algumas ruas passaram a ter a velocidade máxima de 50km/h como um meio de refrear o aumento no número de acidentes. Assim, de forma progressiva, as principais avenidas da cidade também diminuíram sua velocidade máxima.

Especialista em trânsito Celso Mariano diz que a redução da velocidade média nas principais avenidas da cidade melhora não só a fluidez dos carros, mas também é um fator humanitário — no sentido de que a gravidade das lesões em acidentes ameniza consideravelmente. Outro ponto que Mariano destaca é que essa redução se trata de uma tendência mundial.

De acordo com o Programa Vida no Trânsito (PVT), o excesso de velocidade ocupa o segundo lugar dentre os principais fatores que levam às vítimas fatais no trânsito. O primeiro lugar ainda fica com o consumo imoderado de álcool.

Autor