‘EFEITO OLÍMPICO’ RENOVA O SKATE EM CURITIBA

Curitiba planeja investimentos na área do skate para os próximos meses
Por Vinicius Setta| Enrique Guinart | Igor Barrankievicz | Foto: Enrique Ceni (Esporte – Divulgação)
Durante a Olimpíada, o esporte destaque para os brasileiros foi o skate e isso resultou em um aumento da popularidade dele em todo país, incluindo Curitiba. Fatores que comprovam o isso são: escolas de skate registrando aumento no número de alunos, aumento na procura de artigos de skate em lojas e solicitações à prefeitura de novas pistas de skate pela região curitibana.
Na Cidade que já foi conhecida como “capital do skate”, a procura foi imediata, na loja Sumatra, do Shopping Palladium, houve um aumento de 30% na procura por skates montados. Leonardo Cordeiro Titevicz, funcionário da loja, conta que antes dos jogos o mercado deste tipo de produto estava meio parado, por conta até da pandemia. E na parte da fabricação dos skates, a fábrica localizada no CIC, Street Skateboard o aumento foi muito superior. “Olha dá para dizer uns 400%”, afirma o proprietário Maicon Willian da Silva. “O tempo de entrega para os nossos clientes passou de 15 dias para 60 dias.
As escolas de skates também foram outro setor que tiveram um crescimento econômico após os jogos. Em comparação com o período pré-olímpico, a escola Aulas de Skate Curitiba, registrou um aumento de 40% no numero de alunos. “Isso que estou passando aqui, eu nunca vi em 10 anos de profissão, ver essas crianças motivadas a aprender me enche de orgulho, porque eu amo skate, e quero que isso continue crescendo”, concluiu Leonardo Lemos, professor. Os preços das aulas variam em média R$100 a hora/aula
Skatista Amador, Lucas Guimarães afirmou que assistir o Skate na Olimpíada estimulou ele a começar a fazer aulas. “Assistir o Skate na Olímpiada me motivou, eu sempre tive muita vontade, mas faltava aquele incentivo a mais…fazer aula é uma ótima forma de aprender a andar, e você ainda aprende varias tecnicas” concluiu.
Devido a esse grande aumento na procura, a cidade não quis perder tempo e resolveu apoiar e investir ainda mais no esporte. Além das 34 pistas já existentes, os vereadores já avaliam a construção de 4 novas pistas na capital. Segundo o Vereador Mauro Ignácio(DEM), está sendo estudado a construção de pistas na região de Santa Felicidade e no Parque do Passaúna, devido a grande solicitação da comunidade e a viabilidade do pedido.
Acrescentou que uma pista de altas proporções custa aproximadamente RS 500 mil, logo teria que pedir auxílio de verbas Federais, Estaduais ou mesmo Municipais para que seja possível a construção.
Para o Vereador Pier Petruzziello (PTB) houve uma solicitação de revitalização do asfalto da pista de skate do ambiental e a iluminação, pedido que chegou até ele por meio do famoso skatista curitibano Sapão, ainda é pedida a manutenção da pista de skate do Parque Olímpico do Cajuru, feita através do requerimento à prefeitura.