EDITORIAL COMUNICARE

por Herick Pires Lopes
EDITORIAL COMUNICARE

Interatividade e pluralidade: O jornal comunicare e o compromisso com a aprendizagem e a informação.

Por Herick Pires, Isadora Mendes e Raissa Micheluzzi

Estamos vivendo um tempo de transformação no jornalismo. A interatividade que o avanço do consumo de mídias e redes sociais proporciona, nos abre portas e apresenta infinitas novas e positivas possibilidades, mas também nos deixa a mercê de uma maré de informações duvidosas.O trabalho do jornalista se multiplica em um ritmo intenso e a postura  desse profissional deve sempre se manter a mesma: informar com qualidade e responsabilidade, independentemente se a forma seja a mais tradicional ou a mais contemporânea de comunicar. É preciso ter compromisso com a comunidade a qual a imprensa dialoga. 

Há 22 anos o Jornal Comunicare oferece aos graduandos do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) a prática profissional por meio da experiência laboratorial, que resulta no conteúdo desse jornal impresso. A Ideia é que o conteúdo deste veículo seja construído com proximidade à realidade de uma redação jornalística, oportunizando uma experiência muito próxima do que será a sua realidade dentro de uma redação. 

“Mas por que seguir produzindo um jornal impresso em tempos de mídias sociais?”  É fato que o formato impresso perdeu a popularidade, mas é importante que possamos rever a nossa relação com ele, afinal nem sempre tivemos smartphones em nossas mãos. É preciso que exista uma reconexão que nos faça entender, como comunicadores ou como público leitor, de onde partimos e como chegamos até aqui.

Em busca de instrumentalizar futuros comunicadores com qualidade e convergência entre diversas narrativas, a coordenação do curso de jornalismo da PUC PR cria no ano de 2013 a Rede comunicare de Comunicação, que apresenta aos estudantes da graduação uma possibilidade de aprendizagem convergente. O grupo conta com um conjunto de veículos laboratoriais do curso, formado pela revista CDM impressa e digital, webRádio e webTV além do jornal impresso Comunicare. 

A criação do Portal Comunicare nos possibilita uma nova relação entre o impresso e o virtual. Nas páginas deste impresso você pode encontrar QR codes que levam ao portal online, apresentando conteúdos exclusivos, como infográficos, mapas e uma variedade conteúdo audiovisual.

O Jornal Comunicare busca informar e formar opinião de membros da comunidade interna, externa e no entorno da PUC-PR sobre fatos da Grande Curitiba. O objetivo é criar um senso de comunidade, experimentando a prática jornalística com equilíbrio entre inovação e manutenção de tradições da imprensa – com precisão, qualidade e respeito à diversidade e autonomia do cidadão.

Autor