Disciplina de Inovação em Jornalismo recebe oficina de newsgames

Estudantes desenvolverão jogos jornalísticos com apoio de pesquisador da UFSC
Por Redação
Com a evolução dos jogos jornalísticos – também chamados de newsgames – estudantes e profissionais da área passaram a desenvolver projetos com esse enfoque. A disciplina de Inovação em Jornalismo, oferecida no sétimo período do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade católica do Paraná (PUCPR), desenvolve games jornalísticos desde 2017 e, neste ano, incrementou a atividade com a oficina de newsgames. Fruto de uma parceria com o pesquisador Carlos Marciano, doutorando em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as oficinas serão oferecidas ao longo do semestre para as turmas matutino e noturno.
De acordo com a professora Criselli Montipó – colega de Marciano no doutorado da UFSC – a iniciativa integra a coleta de dados empíricos para a tese de Carlos Marciano, que aborda newsgames e está em desenvolvimento. Ela ressalta que será uma rica experiência para os estudantes de Jornalismo, pois favorece a pesquisa aplicada e a criação de novos produtos.
De acordo com o professor Miguel Manassés, essa é uma oportunidade para os estudantes aprenderem habilidades que estão cada vez mais presentes nas redações jornalísticas, como a programação. “Além de trabalhar com a produção das reportagens e com a parte visual dos newsgames, os estudantes estão aprendendo a programar, para ter mais autonomia nos projetos dentro do curso de jornalismo”, afirma.
Os professores Criselli e Miguel Manassés abriram espaço em algumas aulas, conforme o Plano de Ensino, para receber as atividades da oficina que teve início na semana passada. “Foi uma ótima primeira impressão, as equipes tiveram boas ideias, demonstraram interesse pela proposta e acredito que sairão trabalhos interessantes”, comenta Marciano.
Segundo ele, o objetivo principal é levar aos estudantes o conhecimento de como é o processo prático de desenvolvimento dos newsgames, mostrar as particularidades desse gênero jornalístico que tem se tornado uma ferramenta lúdica de se fazer jornalismo.
Marciano explica que o jogo jornalístico precisa, acima de tudo, informar com dinamismo. “Agregar algo ao conteúdo original, seja apresentar novos dados, estimular reflexões sobre o tema ou até mesmo apresentar as informações no formato de jogo”, esclarece o pesquisador. A dissertação de Marciano Jogando ética: newsgames de letramento no ensino de deontologia jornalística, defendida em 2016, foi adotada como uma das referências da disciplina de Inovação em Jornalismo.