Dia Mundial da Conscientização do Autismo alerta para doença

por Rebeca Trevizani
Dia Mundial da Conscientização do Autismo alerta para doença

Saiba como diagnosticar e como tratar o autismo

Por Rebeca Trevizani 

O Dia Mundial do Autismo é celebrado nesta terça-feira (2), com objetivo de conscientizar a respeito do transtorno. A instituição Autism Speaks (Autismo Fala, em tradução livre) informa que nem todas as crianças portadoras do Espectro apresentam sinais claros. Portanto, é necessária uma avaliação profissional. A criança portadora da síndrome apresenta diversos sintomas.

O professor Fulvio Pacheco é  pai do Murilo, 12 anos e autista. “Meu filho foi diagnosticado aos 3 anos, quando apresentou os sinais básicos do Espectro: não andava, não falava e não tinha interação social. Começou diversas terapias, como equoterapia, musicoterapia, acompanhamento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico. Chegou a fazer nove terapias ao mesmo tempo, mas, conforme crescia, tantas terapias ao mesmo tempo tornaram-se exaustivas”, conta.

Hoje, aos 12 anos, Murilo participa de quatro terapias, para não ficar sobrecarregado. Os acompanhamentos foram muito importantes e geraram muitas mudanças no estado do meu filho, principalmente a Equoterapia, que fez por cinco anos.”

 A identificação dos sintomas pode ser feita através da Escala M Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), que tem download disponível em diversas plataformas online.

 

Autor