Deixe estar

Por Rebeca Trevizani
Dos campos de morango aos submarinos amarelos, os beatles invadiram as casas, ouvidos e corações há mais de três gerações. A banda influenciou não somente jovens britânicos ou bares de Liverpool, mas transformou todo o cenário musical da década de 60, deixando fortes marcas na cultura do século XX. Foi pioneira na utilização de marketing para divulgação, show em estádios e transmissão mundial. O primeiro grupo musical a se apresentar em um programa televisionado mundialmente. O especial Our World, em 1967, foi marcado por diversas celebridades trazendo mensagens de paz, fechando o programa com a tão aclamada All You Need Is Love, que trouxe esperança em meio a um mundo pós guerra..
O grupo teve início em 1960 integrando John Lennon, Ringo Starr, Paul Mccartney e George Harrison. Os quatro rapazes mal sabiam o que estavam prestes a viver.. Ao som de Love Me Do, os Beatles estouraram no programa People and Places, os levando a estarem em todas as paradas no ano de 1963.
Partindo para seu primeiro álbum “Please Please Me”, gravado no mesmo, os Beatles já eram um sucesso na Inglaterra. Passando por Help!, Yesterday, Here Comes the Sun e All You Need Is Love, o quarteto britânico chega a seu último álbum “Let It Be” no ano de 1970.
O impacto deixado pelos beatles foi tão intenso que perpetua até atualidade. Filmes como Uma Lição de Amor, Across the Universe e Bee Movie contam com sucessos da banda em suas trilhas sonora. O longa-metragem do ano passado, Yesterday, foi um sucesso de bilheteria. Estrelado por Himesh Patel, Lily James e Ed Sheeran. O filme mostra um cantor que depois de um acidente se depara com um mundo que se esquecera dos beatles.
Há exatos 50 anos, a banda chegava ao fim por motivos que até hoje são mistérios para todos. O álbum Let It Be, lançado em 8 de maio de 1970, foi também trilha sonora do último filme do grupo, que mais tarde ganharia um oscar por melhor trilha sonora. A principal canção do álbum, Let It Be, foi composta em meio a um coração sendo consolado pela mãe. Paul Mccartney diz ter sonhado com sua mãe lhe dizendo para deixar estar, num sentido de confiança.
As palavras escritas por Paul permanecem atuais neste tempo que temos vivido.Em meio aos sofrimentos e dificuldades enfrentados por um mundo que luta para vencer uma pandemia, somos convidados a refletir nas palavras do artista. “ Quando eu me encontro em tempos difíceis, mãe maria vem a mim, dizendo palavras de sabedoria, deixe estar. […] Pois embora possam estar separados, há ainda uma chance que eles vão se ver. Haverá um resposta, deixe estar.” Da mesma maneira que All You Need is love foi alento para o coração de muitos, Let it Be nos traz a necessidade não de estarmos apáticos e isentos em meio às dificuldades enfrentadas, mas a confiar, na esperança dos tempos. Dias melhores que virão.
Lembrando da dupla e tanto que Paul e John foram, permanecemos sabendo a importância de deixarmos estar, tendo como tudo o que precisamos, o amor. Imagino o que os 4 garotos de Liverpool diriam ou o que escreveriam nesses momentos. Ficamos então com a herança, memória e legado deixados por eles na música, cultura e na vida de tantos ao redor do mundo. No final somos garotos, que, como diria Humberto Gessinger, amam os beatles e os rolling stones.