Curitiba vacina nascidos em 2000 e 2001 até o fim desta semana

por Allanis Bahr Menuci
Curitiba vacina nascidos em 2000 e 2001 até o fim desta semana

A capital paranaense também imunizará grávidas, puérperas e pessoas que têm a segunda dose agendada

Por: Allanis Menuci, Maria Luísa Cordeiro e Felipe Lunardi | Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A partir desta quinta-feira (2), Curitiba vacinará os nascidos no segundo semestre de 2000 e na sexta (3), os nascidos em 2001. A estimativa anunciada pela Prefeitura de Curitiba é de que 27 mil pessoas sejam imunizadas nesses dois dias. A imunização desses grupos será feita com doses que já estão na capital. A utilização das vacinas para a primeira dose foi decidida em uma reunião do Comitê de Técnica e Ética Médica na manhã desta quarta-feira (1.º). A secretária de saúde, Márcia Huçulak, comentou que a decisão de adiantar as doses foi feita por conta do feriado de 7 de setembro.

Com a meta estabelecida pelo governo estadual, a capital paranaense deve vacinar toda sua população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 até o final de setembro. Até agora, 80% dos curitibanos com mais de 18 anos foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina.
No último mutirão, realizado em 21 de agosto, foram vacinados os nascidos em 1996, 1997 e 1998. No entanto, desde então, a Secretaria Municipal da Saúde só havia avançado até a primeira dose da vacina para nascidos no primeiro semestre de 2000. Agora, mais duas faixas etárias foram convocadas.

Atualmente, a capital paranaense está em situação de alerta, com bandeira amarela e previsão para o retorno gradativo de aulas presenciais em universidades e escolas. A ocupação de leitos de UTI está em 71%, com disponibilidade para atender mais 105 pacientes contaminados com o vírus. O número de casos ativos de Covid-19 na cidade está em 8.296, 2.000 a mais em comparação ao início de agosto. No dia 7 de julho, o último dia de bandeira laranja em Curitiba, o número de casos ativos era 7.305, ou seja, 994 a menos que no dia de hoje.
Nesta quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde informou que está aguardando nova remessa de vacinas que será destinada à capital paranaense. Por enquanto, as doses disponíveis seguem sendo usadas para aplicação do imunizante nos grupos prioritários. Nesta quarta-feira (1.º), foram vacinadas grávidas e puérperas – com declaração médica -, pessoas que têm a segunda dose prevista no aplicativo Saúde Já e curitibanos que perderam a data da aplicação da segunda dose agendada também no aplicativo.

Devido ao aumento no número de casos de contaminação, internamentos e óbitos na população idosa no início de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu adiantar a aplicação da dose extra de vacina. Uma curva que era descendente voltou a subir numa escala de dez pontos percentuais, o que impulsionou a decisão da SMS. Atualmente, em Curitiba, 90% dos idosos com mais de 90 anos já estão totalmente imunizados. Entre as pessoas com 85 a 89 anos são 77% vacinados e 94% entre aqueles com 70 a 79 anos.

Autor