Curitiba recebe Virada Esportiva com mais de 70 modalidades

por Thiago Rasera
Curitiba recebe Virada Esportiva com mais de 70 modalidades

Segunda edição da Virada Esportiva contará com mais de 220 atividades entre os dias 9 a 11 de março. Foto:Guilherme Dalla Barba/SMELJ

Prefeitura estima a participação de 63 mil pessoas no evento, neste fim de semana

Por Marcus Campos

A segunda edição da Virada Esportiva 2018, que ocorre entre os dias 09 e 11 de março, em Curitiba, faz parte da comemoração dos 325 anos da capital paranaense. O evento, que tem como objetivo promover a integração de pessoas  e incentivar a prática esportiva, ofertará mais de 220 atividades promovidas nas dez Regionais Curitibanas, mais o Parque Barigui.

Com mais de 70 modalidades anunciadas, o objetivo central é incentivar a exploração de hábitos saudáveis que convidam profissionais, amadores e curiosos a emergirem nesta atmosfera. A Pedalada da Virada, que acontecerá no domingo (11), inclui um passeio de 30 quilômetros saindo da Praça Nossa Senhora de Salete, às 9h, finalizando então no Parque Barigui, e se caracteriza por ser uma das ações mais aguardadas.

Além do ciclismo, atividades como, caminhada, aulão de ginástica, aulão de defesa pessoal, artes marciais, ritmos, basquete, vôlei, futsal, natação e outros, farão parte deste movimento.
Confira a lista completa em cada local a partir do mapa abaixo:

 

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Marcelo Richa, este projeto foi desenvolvido por inspiração de outras cidades, especialmente São Paulo, e também em atendimento à solicitação da comunidade local. A primeira ação que aconteceu no ano passado superou as expectativas e foi mola propulsora para que neste ano fossem ofertados ainda mais opções de recreação com estrutura ampliada.

“Incentivar a prática esportiva e buscar disponibilizar modalidades diferentes que possam ser atraentes para públicos variados é uma maneira de estimular o combate contra o sedentarismo, despertar novos interesses e hábitos nas pessoas e ativar o reconhecimento de pertencimento regional”.

Virada esportiva traz benefícios para a população

A ação na cidade entregará revitalizados quatro campos de areia do município, dois espaços na Regional do Bairro Novo, um na Regional Boa Vista e um na Regional do Cajuru. Outros eventos são pensados para dar continuidade ao projeto, como sugere a SMELJ. “É um calendário extenso de atividades durante o ano todo, desde corridas de rua e festivais de dança até batalhas de xadrez, oferecidos em todas as regionais”, afirma Marcelo Richa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de obesidade no Brasil aumentou em 60% nos últimos dez anos, este dado preocupante ainda é agravado visto que 72% das mortes no país são causadas por doenças como hipertensão, depressão e problemas cardiovasculares, firmando que movimentos como este devem ser cada vez mais motivados no país.

Para mais informações sobre a Virada Esportiva, acesse: http://www.curitiba.pr.gov.br/viradaesportiva

[slideshow_deploy id=’24980′]

Autor