Curitiba inicia a vacinação de adolescentes neste sábado

Cidade deve vacinar adolescentes sem comorbidades na semana que vem
Por Igor Barrankievicz Lívia Berbel e Maria Fernanda Dálitz | Foto: Igor Barrankievicz
* Reportagem atualizada às 17h de 30/09/2021.
Após um período de indefinição do Governo Federal em relação à vacinação de adolescentes – pessoas entre 12 e 17 anos – contra o coronavírus, a prefeitura de Curitiba se prepara para o início da vacinação de adolescentes sem comorbidades, que irá acontecer no sábado (2) para os nascidos em 2004 e 2005. A Secretária de Saúde do Estado do Paraná destinou 17 mil doses para a realização da vacinação desta faixa etária. Os adolescentes deverão comparecer com um responsável para assinar o termo de consentimento.
O grupo de adolescentes com comorbidades começou a ser vacinado na última quinta-feira (23). Agora, segue sendo vacinando, por meio da repescagem contínua. O foco inicial foi adolescentes com comorbidades nascidos a partir de 24 de setembro de 2003 e em 2004.
A discussão sobre a vacinação ou não dos adolescentes sem comorbidades iniciou no dia 16 deste mês, quando o Ministério da Saúde publicou um aviso revogando a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos. O Ministério decidiu investigar a causa, embora a Anvisa tenha negado a ligação da vacina com a morte de uma adolescente de 16 anos. Depois de três relatórios negando essa relação, na quarta-feira (22), menos de uma semana depois da revogação, o Secretário da Saúde, Rodrigo Cruz, lançou uma nota voltando atrás na sua decisão e recomendando a vacinação em adolescentes.
Em entrevista ao jornal Boa Noite Paraná, na última quarta-feira (22), Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde, disse que a imunização dos jovens sem comorbidades só dependia de novos lotes para dar início. “Só dependemos das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Nós estamos prontos para isso. Queremos vacinar nossos curitibinhas”.
Em contrapartida, na coletiva da Secretaria de Estado de Saúde que ocorreu na última quinta (23), o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, anunciou a chegada de 99.450 mil doses da Pfizer/Comirnaty ao Paraná. Estas serão destinadas à vacinação de adolescentes sem comorbidades e com deficiências permanentes, possibilitando que o estado dê continuidade a imunização da população geral. Os imunizantes chegaram em dois voos no fim de tarde da última sexta-feira (24).
A adolescente Carolina Moraes da Silva, 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, diz estar na expectativa de ser imunizada.
“Estou ansiosa porque todo mundo já tomou e a gente ainda está esperando… É importante que todo mundo se vacine independente da idade”, diz Carolina.
Já a jovem Beatriz Ovichowski diz que espera ficar, no mínimo 80%, imunizada e que, com outras pessoas se vacinando, assim como ela, o contágio do vírus diminua.
Balanço da vacinação de jovens
A imunização para pessoas com idade mínima de 18 anos foi aberta em 4 de setembro. Curitiba imunizou 285,987 jovens entre 18 e 24 anos com a primeira dose e 78.201 com a segunda dose.
Logo depois, a capital também vacinou cerca de 9 mil adolescentes dos grupos prioritários, entre eles os com deficiências permanentes, as gestantes ou puérperas, indígenas e privados de liberdade.
No total, até o dia 29 de setembro, Curitiba havia vacinado 1.390.201 pessoas com a primeira dose; e 965.761 com a segunda dose ou com única.