Curitiba comemora Dia da Árvore com plantio e distribuição de mudas de araucária

Iniciativas da Prefeitura e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) incentivaram a população ao cultivo
Por Larissa Bertazzo e Marina Prata
A Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram ações por toda Curitiba durante esta quinta (20) e sexta-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore. Nas regionais da cidade, entre elas Boqueirão e Bairro Novo, mudas de araucária foram plantadas visando a preservação da árvore símbolo da cidade.
A Linha Verde recebeu 350 mudas de pinheiro durante uma ação organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que reuniu aproximadamente 190 pessoas, mesmo com a presença de chuva. A Festa da Primavera, realizada na Praça Ouvidor Pardinho, contou com apresentações musicais e exposições do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). Para dar continuidade às comemorações, moradores do Tatuquara farão o plantio de cerejeiras na Rua da Cidadania da regional neste sábado (22).
A Universidade Federal do Paraná realizou a distribuição de 3000 mudas da árvore para a comunidade durante a tarde desta sexta, no setor de Ciências Agrárias. Os alunos de agronomia atenderam, das 8h às 16h30, cerca de 115 pessoas, que puderam levar até 20 mudas cada. As plantas de 30cm têm cerca de um ano de idade, e vieram do viveiro mantido por uma das alunas do curso de Agronomia.
A ação foi iniciativa da equipe Geva (Grupo de Estudos para Valorização da Araucária), coordenada pelo professor Flávio Zanette. Além das mudas doadas, o grupo também atendeu aos cidadãos interessados em aprender o procedimento de enxerto das mudas, com alunos de pós-graduação e professores fazendo demonstrações. Uma das mudas de araucária foi plantada no Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da universidade, seguindo a tradição da UFPR no Dia da Árvore.