Curitiba antecipa campanha de doação de sangue devido à Covid-19

Hemepar,doação de sangue. Curitiba,06/06/2017 Foto:Venilton Küchler
Devido à quarentena, doações diminuíram e bancos de sangue enfrentam escassez
Por Alexandre Ribeiro, Fábio Eduardo, Guilherme Araki, Noel Junior, Rodolfo Neves | Foto: Venilton Kuchler/arquivo AEN
Em meio à pandemia do Covid-19 e à queda de doações no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), a Prefeitura de Curitiba antecipou tradicional campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, que começou na última segunda-feira (13), em um novo formato.
Com a necessidade do isolamento social, as doações regulares diminuíram, resultando em baixa também no estoque de sangue. A diretora do Hemepar disse, à Agência Estadual de Notícias (AEN), que o Centro tem coletado em média 120 bolsas de sangue por dia, o que significa metade do habitual. Os pontos de doação da campanha são, além do Hemepar, Hemobanco, Hospital das Clínicas Biobanco e Hospital Erasto Gaertner.
Assim como a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná também realiza iniciativas para ampliar os estoques dos bancos de sangue. A Secretaria de Saúde do Estado anunciou uma parceria com a Uber para que passageiros possam fazer corridas de graça para doar sangue. Com essa ação, em Curitiba, as pessoas que aplicarem o código “UBERHEMEPARCWB” terão até R$ 30 de desconto para ir ao Hemepar e voltar.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforça a necessidade da iniciativa para doações, “Precisamos da ajuda de quem já é ou pretende ser doador de sangue, porque o estoque é muito baixo. A Uber se colocou à disposição nesta importante e inovadora parceria, transportando os doadores de forma gratuita”, disse, em entrevista à AEN.
Quem pode doar:
Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal) e pesar no mínimo 50Kg. Os tipos sanguíneos de preferência são O+, O- e A+.
Quem está impedido de doar:
Estão temporariamente impedidos de doar pessoas com resfriado (aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas), quem tenha feito tatuagem nos últimos 12 meses, mulheres grávidas (90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana), quem tenha tomado vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e que tenham ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para mais informações: (41) 3350-3758.
Estão definitivamente impedidos de doar portadores de hepatite após os 11 anos de idade, usuários de drogas ilícitas injetáveis, portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue e de malária.
Como doar:
Para evitar aglomerações, o Hemepar está agendando as doações com antecedência pelo aplicativo ou site ‘PIÁ’ (www.pia.pr.gov.br) e também por telefone (41) 3281-4000.
[slideshow_deploy id=’36036′]