Cristina Graeml foca em ataques no primeiro debate do segundo turno

Participação da candidata do PMB ficou marcada por ataques e acusações direcionadas ao seu adversário. Propostas polêmicas também foram tema de discussão entre os participantes
Por Bruno Coelho e Henrique Jorge | Foto: Ricardo de Siqueira
Na noite da última segunda-feira (14) aconteceu o primeiro debate televisivo entre os candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições municipais de Curitiba. Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) se encontraram pela primeira vez desde o resultado do primeiro turno que foi divulgado no último domingo (6).
Em um debate marcado por inúmeros ataques da candidata do PMB direcionados ao atual vice-prefeito da capital paranaense, o primeiro bloco iniciou-se com Cristina questionando Eduardo a respeito das acusações envolvendo o candidato do PSD ter obrigado servidores a doar dinheiro para sua campanha política. Ele se defendeu das acusações de sua adversária se referindo às investigações como “disseminação de notícias falsas”.
Após Pimentel se defender acusando a candidata de fake news, a candidata aproveitou o momento para reforçar seu papel como jornalista, afirmando que só trazia essa informação, porque foi a imprensa que denunciou o caso.
A série de acusações se estendeu para o segundo bloco. Cristina se defendeu das acusações sobre supostamente não ter declarados alguns bens para sua campanha, além também de se defender sobre seu plano de governo ter sido produzido com auxílio de inteligência artificial. Para ela, a acusação do candidato do PSD foi uma ofensa aos seus funcionários que elaboraram o documento.
Com a dinâmica do segundo bloco direcionada para debates entre os candidatos, propostas governamentais, caso sejam eleitos, foram pautadas. Políticas para mulheres e animais domésticos e propostas ambientais e habitacionais foram temas discutidos. A candidata do PMB se mostrou bastante preocupada com a rede de saúde da capital, afirmando que já está em contato com diversas ONG ‘s para tratar sobre o tema. Após mais ataques, principalmente com relação a projetos que poderiam ter sido realizados no período que Pimentel foi vice-prefeito, Cristina finalizou sua participação no bloco afirmando que seu projeto para a cidade é consistente.
Na finalização do debate, a candidata do PMB que cresceu exponencialmente na reta final de campanha no primeiro turno, aproveitou para reforçar seu compromisso com Deus e com a população curitibana, além de reafirmar que o apoio dos seus eleitores continua sendo fundamental.
Pós debate
Após o debate, Cristina Graeml se direcionou ao lado de fora do estúdio da Bandeirantes para falar com os apoiadores que estavam no local. Em sua fala, Cristina agradeceu os eleitores e falou sobre a candidatura orgânica, que segundo ela, é um pedido do povo curitibano que está retomando o poder da cidade. Além de ressaltar os apoiadores, a candidata comentou sobre as acusações, consideradas por ela levianas tanto no debate quanto nas redes sociais.
Próximos debates e sabatinas
A Rede Comunicare em conjunto com a Fatos Narrativas Midiáticas segue na cobertura dos debates e sabatinas que acontecem no segundo turno das eleições municipais de 2024.