Cristina Graeml assume não ter propostas para mulheres por considerá-las divisão de “seres humanos em caixinhas ideológicas”

Candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PMB foi a entrevistada do Bem Paraná no segundo dia de sabatinas
Por Ana Vitória Leal e Letícia Coelho | Foto: João Pedro Ocanha
O antifeminismo é uma das bandeiras enaltecidas pela candidata Cristina Graeml (PMB). “Não tenho propostas específicas para mulheres pois não divido seres humanos em caixinhas ideológicas”, afirmou a postulante à Prefeitura de Curitiba no segundo dia das sabatinas realizadas pelo Bem Paraná. Entre os posicionamentos da candidata estão ainda a defesa do programa pró-vida e denúncias contra as vacinas que salvaram milhões de pessoas da Covid-19.
A candidata do Partido das Mulheres Brasileiras (PMB) se autodeclara de direita e conservadora. Em entrevista, afirma que não possui planos direcionados diretamente a mulheres, porém diz que o programa de extensão de horários de creches favorece tanto as crianças quanto as mães de jornadas de trabalho longas. Acrescenta que, para a próxima geração não ser perdida, há de ensinar empreendedorismo, oratória e educação financeira desde o ensino infantil, ou seja, para crianças entre 0 e 3 anos.
SAIBA COMO FORAM AS OUTRAS SABATINAS
– “Eleições são literalmente uma farsa”, afirma candidato do PSTU, Samuel de Mattos
– Ney Leprevost se exclui da polarização Lula-Bolsonaro e quer Moro como governador
– Pimentel afirma ser o candidato de Bolsonaro, mesmo sem apoio público do ex-presidente
– Maria Victoria diz que aguarda apoio de Bolsonaro até o fim da campanha
– Andrea Caldas critica gestão atual e propõe revitalização cultural para Curitiba
– Felipe Bombardelli propõe salário mínimo de R$ 7 mil para funcionários públicos de Curitiba
ASSISTA À SABATINA COMPLETA
Cristina Graeml (56) é natural de Curitiba, graduou-se em Comunicação Social pela UFPR e trabalhou como repórter de televisão por 26 anos. O candidato a vice em sua chapa é o advogado e empresário Jairo Ferreira Filho (PMB).
A candidata afirma que não se considera antivacina, mas é contra a vacinação da Covid por afirmar que não tinha eficácia e estava em fase de teste. “Não é que eu seja antivacina, tanto que eu tomei duas doses de Pfizer”, afirma. Ela diz que, se eleita, apoiaria a vacinação pública, mas defende a liberdade de escolha individual.
Graeml diz posicionar-se em “defesa da vida” e do movimento pró-vida, declarando-se antiaborto. “A mulher que foi estuprada, após 22 semanas, deveria ter a criança e colocar na adoção”, diz. Em seu plano de governo, afirma que pretende criar um instituto municipal pró-vida, com intuito de dar apoio psicológico a gestantes e evitar o aborto.
Ao final da sabatina, jornalistas perguntam sobre o título dado pelos eleitores à candidata “defensora dos patriotas do dia 8 de janeiro”. Cristina, porém, não se considera defensora do movimento, mas a favor da liberdade. Foi questionada sobre a intervenção militar desejada pelos atuantes do protesto do dia 8 de janeiro, entretanto afirma que não eram todos que queriam intervenção militar e não foi justo o julgamento dos que foram condenados à prisão. Terminou dizendo que é contra o vandalismo.
Sabatinas
Quem comanda a Sabatina Bem Paraná é a jornalista Martha Feldens. As jornalistas convidadas para participar das entrevistas são Lenise Aubrift Klenk, Katia Brembatti, Roberta Canetti, além da chefe de redação do Bem Paraná, Josianne Ritz. Cada entrevista deve durar 40 minutos e será transmitida ao vivo pelo YouTube do Estúdio Bem Paraná, no Facebook, e Instagram do Bem Paraná. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para escolher os representantes para três cargos municipais: prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Reveja todas as sabatinas e confira a agenda das próximas:
-
- 09/09: Samuel Mattos (PSTU)
- 10/09: Cristina Graeml (PMB)
- 11/09: Ney Leprevost (União)
- 12/09: Eduardo Pimentel (PSD)
- 13/09: Maria Victoria (PP)
- 16/09: Andrea Caldas (PSOL)
- 17/09: Felipe Bombardelli (PCO)
- 18/09: Luizão Goulart (Solidariedade)
- 19/09 Roberto Requião (Mobiliza)
- 20/09 Luciano Ducci (PSB)