Contratação de temporários para Natal deve ser a maior desde 2013

por Sophia Becker da Gama
Contratação de temporários para Natal deve ser a maior desde 2013

A expectativa para o comércio é boa, o que deve voltar a mover a economia, tanto local quanto nacional

Por Giovana Kucharski, Juan Camilo e Sophia Gama

A capital paranaense já está preparada para as festas de final de ano. Apesar da recessão econômica que o país sofreu nos últimos quatro anos, o fim de ano de 2019 promete render mais que o de 2018. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a estimativa é que o número de empregos temporários para o fim do ano também cresça e seja o maior nos últimos seis anos. A projeção é que sejam mais de 91 mil trabalhadores contratados para atender o aumento sazonal nas vendas. Os maiores volumes de contratação devem ser nos setores de vestuário e varejo, e nos supermercados. A tendência nesta época do ano é que a economia cresça, e com a black friday no final de novembro, a perspectiva é boa, já que deve haver uma antecipação nas vendas.

Para a economia local, o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, afirma que a junção da época de festas com a black friday, a liberação do fundo de garantia e do 13º salário, deve criar uma massa de recursos favoráveis ao comércio paranaense. Geara ainda comenta que o mês de dezembro é, naturalmente, o melhor do ano para a movimentação econômica. “Essas lojas têm uma condição bastante grande de venda, são tanto produtos importados como nacionais, e todo mundo quer ter pelo menos um enfeite em casa”, ele acrescenta. O estudante de 24 anos, Lucas Fernando da Silva, afirma que suas compras serão investimentos e que já sabe exatamente o que quer comprar. Ele conta que pretende gastar mais por conta da black friday. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a que a black friday deste ano deve ter o maior faturamento da última década e deve movimentar R$3,67 bilhões ao redor do país.

Além disso, mais de 130 atrações estão previstas para o Natal curitibano, e a Prefeitura conta com o estímulo da economia em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, e claro, o comércio. Em 2018, de acordo com o Instituto Municipal de Turismo (IMT), os eventos natalinos reuniram mais de 615 mil pessoas em Curitiba, praticamente o dobro do ano anterior, que reuniu cerca de 300 mil. Também em 2018, cerca de 92 mil pessoas eram turistas na cidade, o que mostra um crescimento de 14,3% em relação a 2017. Para 2019, a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Os eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba têm entrada gratuita e vão até o dia 23 de dezembro. A novidade do ano é o carrossel que será montado no Passeio Público, dos dias 24 de novembro a 23 de dezembro. Além dos tradicionais espetáculos pela cidade, cada regional curitibana irá realizar o auto “O Sentido do Natal”. As entradas também são gratuitas e o espetáculo começa às 15h. As apresentações começam no dia 25 de novembro, no CIC, e acabam no dia 10 de dezembro, no Pinheirinho. Cada Rua da Cidadania também irá contar com uma decoração única e especial, que deve alegrar os visitantes.

Confira a programação em nosso instagram: https://www.instagram.com/redecomunicare/

Autor