Construção de shopping causa grande efeito na região do Tarumã

Empreendimento promete impactar mais ainda após a inauguração.
Por: Andressa Carvalho, Carolina Bosa e Lucas Couto
Desde que as obras na região do Tarumã começaram, devido ao novo shopping Jockey Plaza, o bairro está em frequente alterações em diversas áreas, como no trânsito, na área ambiental e na área econômica.
Trânsito aumenta na região
Mas o principal impacto é quanto a circulação de veículos na região, que é intensificada devido às obras em algumas ruas. A Setran também informou que o trânsito se tornará mais intenso após a inauguração do shopping em abril de 2019.
Algumas ruas da região já estão em obras. O processo aumentará as vias, criarão canteiros e modificarão as calçadas. As principais ruas da região são: Avenida Victor Ferreira do Amaral, rua Konrad Adenauer e rua Professor Nivaldo Braga.
Mapa das ruas em obras na região.
Obras causam impacto no meio ambiente
Na parte ambiental, o ambientalista Paulo Pizzi, conta que os impactos serão mais na parte antrópica (geralmente abrangem o meio biológico, físico e socioeconômico/antrópico) e haverá ligação dos efluentes na rede de esgoto da Sanepar.
Lorival de Jesus, proprietário da banca de revistas Jockey, acompanha diariamente o movimento das obras do novo shopping em seu trabalho, e está otimista a respeito do impacto comercial que a inauguração trará.
Michele Galvão, moradora da região, diz que o shopping irá movimentar o bairro, que, segundo ela, normalmente é muito pouco movimentado durante a noite e os finais de semana. Para ela, o shopping oferecerá bastantes opções de lazer e alimentação que facilitarão a vida dos moradores da região, que normalmente têm que se deslocar até o centro para tais finalidades. “Nos finais de semana o bairro é bem morto, não tem muito o que fazer. Com o shopping, já imagino as ruas perto de casa virando estacionamento’’, declarou.
O empresário José Alves do grupo Paysage Empreendimentos, relatou que a empresa quis fazer parte dessa obra de grande porte, por conta de ser um dos donos da área que está em construção, mas que também fica feliz por fazer parte dessa obra, porque acredita que irá trazer um alto valor mobiliário para região, e isso fará que não só o shopping cresça mais sim os comerciantes do bairro.
Com isso, o Sindicato dos empregados no comercio de Curitba (Sindicom), confirmou o que o empresário disse, pois, as pessoas que procuram o shopping elas vão para parte de lazer, mais isso não quer dizer que elas não irão comprar alguma coisa, mas, quem compra em lojas de rua são as pessoas que já vão pensando em que comprar, por isso que tanto o shopping quanto os comerciantes do bairro irão ter um crescimento bom.
Setor econômico também é afetado com a construção do shopping
O economista Jackson Bittencourt, conta que o impacto da construção do shopping na região será bastante positivo. Jackson acrescenta que infraestrutura urbana acompanha a instalação do shopping e também acontece a valorização dos terrenos. Por outro lado, há um aumento do movimento nas proximidades exigindo da Prefeitura medidas de regulamentação de trânsito e sinalização.
[slideshow_deploy id=’29012’]
O Shopping
Com um investimento de mais de R$350 milhões na obra e R$20 milhões aplicados na infraestrutura, o grupo Tacla, Paysage, Casteval Construções e Incorporações e Greca Asfaltos pretende construir o maior shopping de Curitiba e o segundo maior do Brasil.
Serão 420 lojas em um complexo de 217 mil metros quadrados.
O diferencial do shopping serão os restaurantes com vista panorâmica para o Hipódromo.
A previsão é de que o Jockey Plaza finalize suas obras ainda esse ano.
[caption id=”attachment_28934″ align=”alignnone” width=”800″] Planta do shopping Jockey Plaza/ Foto: Reprodução Internet[/caption]
Sobre a Reportagem
A matéria surgiu de uma expedição pela regional do Boa Vista. Essa caminhada permitiu à equipe de reportagem observar de perto as obras de dois futuros grandes estabelecimentos que irão movimentar a economia da região. Na expedição conhecemos melhor o dia a dia de quem mora em tais redondezas e coletamos informações para a produção da matéria.