Conheça 6 atletas brasileiras na área da luta

Esportes de luta feminina voltam a ser destaque com os jogos de classificação para as Olimpíadas de Paris de 2024
Por Giovana Tirapelli, Heloise Claumann e Larissa Croisfett | Fotos: Instgram pessoal
Os jogos Pan-Americanos de Judô 2023 ocorreram entre 15 e 17 de setembro, no Canadá, e os vencedores ganharam vagas na disputa olímpica de 2024. Natasha Ferreira conseguiu medalha de bronze na categoria 48kg, Jéssica Pereira também terminou em 3ºlugar na categoria 52 kg e Larissa Pimenta, na mesma categoria, conquistou o ouro. O Brasil é um grande medalhista nessa área, no entanto, isso não é devidamente divulgado, principalmente quando o assunto é categoria feminina. Isso porque os esportes de luta ainda são popularizados com algo masculino, portanto mulheres nesse meio não recebem tanta visibilidade. Por isso, veja abaixo 6 atletas brasileiras que são destaques nas artes marciais para começar a acompanhar torcer.
Judoca brasileira natural do Distrito Federal que compete na categoria leve pela seleção brasileira. Em 2008 conquistou uma medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim.
2. Winny Dias
Carateca que nasceu com ictiose lamelar. Em dois anos de prática, Winny acumulou nada menos que 34 medalhas, sendo 8 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze.
Fez parte da Seleção Paulista de Karate e , em 2018, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê, na categoria shiai kumite sub-21, em Joinville, Santa Catarina.
Boxeadora Brasileira da capital baiana. Lutando entre os pesos-leve, Beatriz se tornou, em 2019, a primeira brasileira a vencer o Campeonato Mundial de Boxe.
Competidora brasileira de Jiu Jitsu. Possui melhor histórico competitivo em Gi e Nogi (modalidades dentro do esporte) de todos os tempos, tendo conquistado 24 títulos na faixa-preta nos 4 principais Campeonatos de Gi. Também tem seu nome do Guinness Book e na Hall of Fame.
Nascida em Fortaleza, Ceará, lutadora brasileira de Muay Thai, atualmente compete pelo ONE Championship, onde é a atual ONE Atomweight Muay Thai World Champion.
Este material é um conteúdo-extra que complementa a edição 341 do jornal Comunicare, jornal-laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR.