Confira as principais promessas de Greca para 2019 e 2020

Criação do pronto socorro infantil metropolitano está entre as propostas mais elaboradas do prefeito
Por Alice Putti, Gabriela Küster e Guilherme Kruklis
Rafael Greca começará seu terceiro ano de mandato em janeiro de 2019, em seu plano de governo ele expôs trinta e duas propostas para as áreas de educação, saúde e segurança. Para várias dessas ainda faltam projetos completos, mas a gestão afirma que conseguirá finalizar todas elas.
Na área de saúde as principais propostas são: Reorganizar todos os 109 Postos de Saúde e as 9 unidades 24 horas; implantar o Centro de Especialidades Metropolitano no Portão; instaurar o Pronto Socorro Infantil Metropolitano e inaugurar a Unidade de Estabilização Psiquiátrica.
A reorganização dos postos está atrasada, pois estava prevista para ser realizada nos primeiros 180 dias de mandato. A secretaria de saúde informou que o projeto para o pronto socorro infantil metropolitano ainda não está pronto, portanto a data de inauguração, o orçamento para a realização da obra e o local onde será construída ainda não podem ser comunicados.
Também informou, em nome da secretária Márcia Cecília Huçulak que o plano original de transformação da unidade UPA Pinheirinho para Unidade de Estabilização Psiquiátrica foi descartado a pedido da população e de vereadores, a gestão agora estuda uma nova alternativa para a instalação da unidade.
Segundo a secretária de educação Maria Sílvia Bacila, os projetos do prefeito para os próximos dois anos abordam majoritariamente o investimento no ensino superior, o plano incluí a criação da Universidade Livre da melhor idade, voltada para os servidores municipais aposentados a implantação da Faculdade Municipal com os cursos de pedagogia, administração pública, segurança pública, e outros. Além de continuar o processo de crescimento no número de vagas em creches para crianças entre 0 a 5 anos.
A segurança foi uma das áreas que recebeu menor atenção no plano de governo do prefeito, contém apenas quatro propostas. A secretaria que envolve segurança foi transformada por Greca e se tornou a secretaria da defesa social e trânsito.
A pauta mais significativa era da reestruturação da guarda municipal, segundo a secretaria 170 novos profissionais foram convocados e serão treinados no primeiro semestre de 2019. Mas o sindicato da guarda municipal de Curitiba (SIGMUC) informou que para o ano que vem o orçamento cairá de 1,80% para 1,71%.
A prefeitura afirmou que novas viaturas, motos e coletes balísticos serão entregues para a guard, nos primeiros meses de 2019. Outra medida a ser adotada para os próximos dois anos é a alocação de guardas municipais dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
Este conteúdo faz parte de uma reportagem sobre o tema publicada na edição #315 do jornal impresso Comunicare. Confira, abaixo, a edição digitalizada do jornal.