Como tirar CNH digital e outros documentos

Saiba quais documentos já existem na versão digital e como você pode realizar o download deles
Por Camila Dariva e Thiago Rasera
É normal que documentos como Carteira de Habilitação Nacional (CNH), Título de Eleitor e Cadastro de Pessoa Física (CPF) já existam na versão digital para uso em smartphones no Brasil, uma vez que, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, já sejam 220 milhões de smartphones em uso no país. Pensando numa forma de facilitar seu acesso à esses documentos digitais, reunimos informações sobre quais já estão disponíveis e como você poderá adquirir os seus.
A novidade, que teve início em 2017, foi oficializada em fevereiro deste ano, quando a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) passou a ser emitida na forma digital em todos os estados brasileiros. Em menos de três meses de disponibilidade, foram emitidas 157.677 unidades, segundo a Coordenação Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O administrador Rafael Vaccarin faz o uso da CNH digital há 60 dias e pôde apresentá-la em aduanas, aeroportos e para policiais, sem ter nenhum problema. “Estamos na era digital. Não vejo a hora de chegar Apple Play no Banco do Brasil Estilo para pagamento com o celular ou Apple Watch, aí nos eventos tu leva só o relógio e o celular. Quando conseguir caber tudo no celular ou relógio, será vida”, conta.
É importante ressaltar que, para utilizar esta versão da CNH é necessário que a Carteira de Habilitação tenha sido emitida a partir de maio de 2017, contendo o QR Code. O usuário também deve possua uma assinatura digital, que deverá ser realizada no Departamento de Trânsito (Detran).
SAIBA COMO OBTER SUA CNH DIGITAL:
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/cnhdigital/tutoriais/html/demo_11.html
O Título de Eleitor digital é uma novidade lançada em de 2018. Nas eleições presidenciais, que ocorrerão em outubro, o usuário que realizou a biometria poderá baixar o aplicativo e votar utilizando apenas o celular.

A versão digital do título de eleitor é válido apenas para quem realizou a biometria | Fonte: e-título Globo Play
A versão digital do Título de Eleitor é o projeto-piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI), um único documento em versão digital que reunirá CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, etc, e será gerado por meio de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS.
Para o porta-voz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Márcio Jardim, a novidade faz parte de um processo de modernização em que vivemos. “Como hoje todo mundo tem um celular ou um smartphone, é o processo natural do progresso eliminar o documento em papel e ter o digital”, explica.
SAIBA COMO OBTER O SEU TÍTULO DE ELEITOR DIGITAL NO VÍDEO PRODUZIDO PELA JUSTIÇA ELEITORAL:
https://www.youtube.com/watch?v=ubYkZDRS4B8
O CPF não só existe na versão digital, como pode ser feito pela internet, por meio de um cadastro eletrônico no site da Receita Federal. Ressaltando que é possível apenas para pessoas que já possuem Título de Eleitor.
SAIBA COMO OBTER SEU CPF:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-pessoa-fisica
Além da CNH, do Título de eleitor e do CPF, existe também uma extensão digital da Carteira de Trabalho. Embora o documento oficial continue sendo a caderneta, no aplicativo é possível armazenar dados e informações das experiências profissionais formais, atuais e anteriores.
SAIBA COMO BAIXAR A EXTENSÃO DIGITAL DE SUA CARTEIRA DE TRABALHO: