Com poucas opções de comércio, Rua 24 Horas afasta clientes

Dos 42 espaços comerciais de um dos principais pontos turísticos da cidade, apenas 10 estão ocupados atualmente
Por Beatriz Mangili
A Rua 24 Horas está vazia. Há poucas pessoas circulando e poucas opções de comércio. O local, antes conhecido também pelas apresentações culturais, há tempos não tem eventos. Atualmente, o ambiente tem 42 espaços, porém apenas 10 lojas ocupam o local.
A falta de opções no local está decepcionando os turistas que vão visitá-la, como mencionam Florença Dolsa e Mariana Bogari, do Paraguai. “A rua parecia ter mais coisas e movimento. A beleza é algo mais estrutural. Poderia ter mais atrativos e nos decepcionamos por não ser 24 horas conforme o nome e não pretendemos voltar”.
A Rua 24 horas foi fundada em 11 de setembro de 1991, em formato de 32 arcos de metais tubulares em branco. Há dois relógios em cada entrada, que marcam o tempo em 24 intervalos e além de conter o teto de vidro. Foi a primeira rua com este estilo no Brasil. O arquiteto do projeto foi Abrão Assad, o mesmo que desenvolveu o Jardim Botânico. Quando foi inaugurada contava com bares, restaurantes e comércios que funcionam 24 horas.
Contudo, em 2007, o funcionamento mudou e os comércios passaram a fechar às 23h. No mesmo ano, a prefeitura percebeu a necessidade de fazer revitalização por estar deteriorada. Em 2011, ela foi reinaugurada com funcionamento das 9h às 23h. Os elementos arquitetônicos foram preservados.
Mesmo após o fechamento da rua para a revitalização, a circulação já não era a mesma. Porém, a pandemia do Covid-19 afetou ainda mais. E isso não foi exclusividade do ponto turístico curitibano. Só no estado do Paraná, a crise sanitária provocou o fechamento de 9.500 estabelecimentos comerciais, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Na Rua 24 Horas, como conta a funcionária Erica Santos, que trabalha na Make Cosmética Urbana, o fluxo de vendas diminuiu mais de 80% após pandemia. “Na nossa loja havia sete funcionárias, agora só tem eu. Quem acaba comprando é quem conhece a loja, os turistas não entram.”
Atualmente, a Rua 24 horas é administrada pela Urbanização de Curitiba, empresa responsável por equipamentos, espaços públicos e também pelo sistema de transporte. De acordo com Nádia Gusi, funcionária da Urbs e administradora da rua, as lojas que estão vazias serão ocupadas.
Um projeto de licitação dos espaços não utilizados foi realizado no dia 31 de janeiro deste ano, quando foram arrematadas quase todas as lojas. No dia 2 de março de 2023 foi efetuado a locação do último espaço vazio para comércio. Ao total irão entrar sete novas lojas na rua, que possuem um prazo de 60 dias para estarem em operação.
O processo de licitação é feito por um modelo de ficha de proposta no edital da Urbs, que depois é preenchida com o valor ofertado para espaço de ocupação. Pessoas jurídicas e físicas podem ser locatárias. O espaço é alugado para quem cumprir os requisitos e tiver ofertado o melhor valor. Após a ocupação é possível manter sua loja por cinco anos.
Vale ressaltar que o processo para alugar é difícil, devido às burocracias e licitações, como menciona Thiago Cesar Martins Ribeiro, dono da loja de ótica Vyx Eyewear. Isso influencia novos comerciantes a não procurarem o local.
Com a linha turismo parando ali, a ocupação dos espaços vazios e uma realização de limpeza na parte de cima da rua para manter a preservação, espera-se que aumente os movimentos. Pelo menos é o plano da administração da Urbs.
Conteúdo Extra:
Mesmo com poucos comércios na rua 24 horas, ainda há presença de alguns estabelecimentos no local, que ainda se mantém por ser a única forma de sustento dos lojistas, segue abaixo as lojas presentes e suas redes sociais:
- Koda pub
INSTAGRAM: kodapub
- Açaí natura
- The bubble tea & coffee
INSTAGRAM: theteacuritiba
- Make cosmética urbana
INSTAGRAM: makecosmeticaurbana
- Grazie! Caffè
INSTAGRAM: caffe.grazie
- Yutaka
INSTAGRAM:yutaka24horas
- Subway
- Bávaro
INSTAGRAM: bavaro_
- Prinzen
INSTAGRAM: prinzenspagueteria
- Vyx eyewear
INSTAGRAM: vyx_eyewear