Clubes de futebol têm poucas horas para aproveitar janela de transferências

por Davi Ozório
Clubes de futebol têm poucas horas para aproveitar janela de transferências

Prazo para registrar novos jogadores para a temporada 2022 se encerra nesta terça-feira (12)

Por Davi Ozório e Felipe Cubas

A primeira janela de transferências do Campeonato Brasileiro se encerra nesta terça(12). Com isso, clubes brasileiros correm contra o tempo e colocam suas últimas cartas na mesa. Em Curitiba, o Athletico Paranaense garantiu reforços, trazendo experiência e habilidade. O clube realizou contratações que causaram grande euforia nos torcedores rubro-negros. O retorno de Viitinho e Marcelo Cirino, e a chegada de Marlos, o jovem Vitor Roque e a promessa uruguaia Agustín Canobbio levam a torcida a sonhar alto. No Alto da Glória, o Coritiba precisou reformular seu elenco e aposta no trabalho a longo prazo do treinador Gustavo Morinigo para permanecer na série A. O meia Andrey, o ex-Athlético Thonny Anderson e Alef Manga se tornaram peças-chave no esquema do comandante paraguaio.

Na capital mineira, o atual campeão Atlético-MG trouxe grandes nomes, como o do zagueiro Diego Godín, o volante Otávio e o destaque do rival América-MG em 2021, o atacante Ademir. Após a saída de Cuca do comando da equipe, o alvinegro trouxe Mohamed Turco para a função de treinador do elenco. 

No Rio de Janeiro, o Flamengo, atual vice-campeão brasileiro, trouxe reforços para suprir a carência defensiva. Os destaques vão para o goleiro Santos, vindo do Athletico, o zagueiro Pablo, do Lokomotiv da Rússia, o atacante Marinho, que estava no Santos, e o técnico Paulo Sousa, ex-treinador da seleção polonesa. O Fluminense, atual campeão carioca, movimentou bastante o mercado, trazendo nomes de peso, como o volante bi-campeão da América, Felipe Melo, e o atacante Willian Bigode, que vieram do Palmeiras, além do goleiro Fábio, ídolo do Cruzeiro. O grande nome da temporada para a equipe tricolor foi o centroavante Germán Cano, que havia saído do rival Vasco da Gama. O Fluminense também viveu outro momento marcante com a volta do técnico Abel Braga.

O alvinegro da capital fluminense e atual campeão brasileiro da série B, o Botafogo, se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol e, com isso, investiu pesado nessa janela, trazendo as duas maiores contratações de sua história, o principal reforço para o Glorioso foi o volante Patrick de Paula, contratado por 6 milhões de euros, cerca de 32 milhões de reais. O clube ainda trouxe o atacante Victor Sá, que atuava nos Emirados Árabes por cerca de 13 milhões de reais. Chegaram também no setor defensivo o lateral Renzo Saravia e o zagueiro Phillipe Sampaio, para o comando da equipe John Textor, comprador da SAF se esforçou e insistiu bastante no técnico português Luís Castro.

Clubes paulistas investiram pesado em reforços, com destaque para o Corinthians. O meio campo Maycon retorna com Paulinho, atleta consagrado na história do clube alvinegro. O São Paulo contratou Jandrei, goleiro que já ocupa a vaga de titular. Chegaram ainda o lateral direito Rafinha, os meio-campistas Patrick, Alisson e Nikão (ex-Athletico). O Palmeiras vem confiante para esta temporada, com as contratações de Abel Ferreira, atual bicampeão da América, do experiente goleiro Marcelo Lomba, dos volantes Atuesta, Jaílson e do atacante Rafael Navarro, grande destaque da série B 2021.

Autor