Clubes de futebol têm poucas horas para aproveitar janela de transferências

Prazo para registrar novos jogadores para a temporada 2022 se encerra nesta terça-feira (12)
Por Davi Ozório e Felipe Cubas
A primeira janela de transferências do Campeonato Brasileiro se encerra nesta terça(12). Com isso, clubes brasileiros correm contra o tempo e colocam suas últimas cartas na mesa. Em Curitiba, o Athletico Paranaense garantiu reforços, trazendo experiência e habilidade. O clube realizou contratações que causaram grande euforia nos torcedores rubro-negros. O retorno de Viitinho e Marcelo Cirino, e a chegada de Marlos, o jovem Vitor Roque e a promessa uruguaia Agustín Canobbio levam a torcida a sonhar alto. No Alto da Glória, o Coritiba precisou reformular seu elenco e aposta no trabalho a longo prazo do treinador Gustavo Morinigo para permanecer na série A. O meia Andrey, o ex-Athlético Thonny Anderson e Alef Manga se tornaram peças-chave no esquema do comandante paraguaio.
Na capital mineira, o atual campeão Atlético-MG trouxe grandes nomes, como o do zagueiro Diego Godín, o volante Otávio e o destaque do rival América-MG em 2021, o atacante Ademir. Após a saída de Cuca do comando da equipe, o alvinegro trouxe Mohamed Turco para a função de treinador do elenco.
No Rio de Janeiro, o Flamengo, atual vice-campeão brasileiro, trouxe reforços para suprir a carência defensiva. Os destaques vão para o goleiro Santos, vindo do Athletico, o zagueiro Pablo, do Lokomotiv da Rússia, o atacante Marinho, que estava no Santos, e o técnico Paulo Sousa, ex-treinador da seleção polonesa. O Fluminense, atual campeão carioca, movimentou bastante o mercado, trazendo nomes de peso, como o volante bi-campeão da América, Felipe Melo, e o atacante Willian Bigode, que vieram do Palmeiras, além do goleiro Fábio, ídolo do Cruzeiro. O grande nome da temporada para a equipe tricolor foi o centroavante Germán Cano, que havia saído do rival Vasco da Gama. O Fluminense também viveu outro momento marcante com a volta do técnico Abel Braga.
O alvinegro da capital fluminense e atual campeão brasileiro da série B, o Botafogo, se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol e, com isso, investiu pesado nessa janela, trazendo as duas maiores contratações de sua história, o principal reforço para o Glorioso foi o volante Patrick de Paula, contratado por 6 milhões de euros, cerca de 32 milhões de reais. O clube ainda trouxe o atacante Victor Sá, que atuava nos Emirados Árabes por cerca de 13 milhões de reais. Chegaram também no setor defensivo o lateral Renzo Saravia e o zagueiro Phillipe Sampaio, para o comando da equipe John Textor, comprador da SAF se esforçou e insistiu bastante no técnico português Luís Castro.
Clubes paulistas investiram pesado em reforços, com destaque para o Corinthians. O meio campo Maycon retorna com Paulinho, atleta consagrado na história do clube alvinegro. O São Paulo contratou Jandrei, goleiro que já ocupa a vaga de titular. Chegaram ainda o lateral direito Rafinha, os meio-campistas Patrick, Alisson e Nikão (ex-Athletico). O Palmeiras vem confiante para esta temporada, com as contratações de Abel Ferreira, atual bicampeão da América, do experiente goleiro Marcelo Lomba, dos volantes Atuesta, Jaílson e do atacante Rafael Navarro, grande destaque da série B 2021.