Cinemateca promove debate sobre o meio ambiente em comemoração ao Dia da Amazônia

A programação, desta quinta-feira (5), também conta com a exibição de documentários e na quarta-feira (11) recebe uma nova edição do projeto Nós e o Meio Ambiente
Por Isabelle Almeida
A Cinemateca de Curitiba, realiza nesta quinta-feira (5), um ciclo de exibições de dois documentários brasileiros sobre a preservação do meio ambiente, em celebração ao Dia da Amazônia. Haverá também uma nova edição do projeto “Nós e o Meio Ambiente” em que será exibido o documentário australiano “Triste Oceano”. A entrada é franca.
O filme “O Cineasta da Selva” será exibido nesta quinta-feira (5), às 19h, que tem como diretor o documentarista Aurélio Michiles e conta com um elenco de renome como José de Abreu e Denise Fraga. O filme documentário, 1997, recria a história de Silvino Simões dos Santos, um dos mais importantes cineastas brasileiros, que aos 13 anos saiu de Portugal e cruzou o Atlântico para conhecer a Amazônia fantástica imaginada pelos europeus.
Na sexta-feira (6), às 19h, será exibido o documentário “Iracema, uma Transa Amazônica” do diretor Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Com uma mistura de ficção e realidade o filme conta a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande além de abordar assuntos sobre os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região como, desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. A classificação indicativa é de 16 anos.
Na quarta-feira (11), às 14h, o projeto Nós e o Meio Ambiente exibe o premiado documentário “Triste Oceano (Blue)” dirigido pela australiana Karina Holden, que aborda temas sobre a conscientização para a preservação do oceano. Haverá debates com as ambientalistas Natalie Unterstell, Luan Prado Calegaris e Thaynara Furtado Constantinov Leal sobre a poluição plástica.
Serviço
05/09 – 19h
O Cineasta da Selva (BR, 1997, documentário, 87’)
Direção de Aurélio Michiles
Elenco: José de Abreu, Denise Fraga.
Classificação: Livre
06/09 – 19h
Iracema, uma Transa Amazônica (BR, 1975, documentário, 95’)
Direção de Jorge Bodanzky e Orlando Senna
Classificação: 16 anos
11/09 – 14h
Nós e o meio ambiente
Triste Oceano (Blue, Austrália, 2017, Documentário, 76′)
Direção de Karina Holden
Classificação: Livre
Trailer: https://youtu.be/-kBpDewB7Xo