Cinema de rua é inaugurado em Curitiba

A volta do cinema de rua promete retornar cultura cinematográfica na cidade
No final do mês de março foi inaugurado o Cine Passeio, o evento foi uma das comemorações do aniversário de 326 anos de Curitiba e faz parte do projeto Rosto da Cidade. O local faz homenagem aos cinemas de rua da década de 1950, além de fazer referência a dois cinemas antigos da cidade, o Luz e o Ritz. O Cine Passeio está localizado na Rua Riachuelo. De acordo com a organização do cinema, o objetivo é mostrar para as novas gerações como eram os cinemas de rua.
A gerente do Cine Passeio, Juliana Pedrozo, conta que antigamente a cidade de Curitiba possuía uma Cinelândia e uma calçada da fama, e que a experiência artística e cultural de assistir um filme ou conteúdo audiovisual de um local próprio para isso é completamente diferente. Juliana lembra também da diferença entre o Cine Passeio e a Cinemateca, “o Cine Passeio tem cunho mais comercial, ambos são prédios que são voltados ao audiovisual, mas possuem vocações diferentes”.
Segundo o curador do Cine Passeio e crítico de cinema, Marden Machado, o cinema oferece uma programação diferenciada para o público que busca filmes alternativos dos exibidos em salas de shopping. O cinema funciona semanalmente, de terça a domingo, com um catálogo de seis filmes diferentes por semana. O Cine Passeio possui duas salas principais, onde são exibidos filmes mais conhecidos, de festivais ou premiações, e outra sala para filmes alternativos e experimentais.
De acordo com o doutor em cinema Paulo Camargo, o Cine Passeio ajuda a abrir espaço para cinematografias menores e que não são comerciais. O cinema independente ou autoral vem de produtores e distribuidores menores, dando uma oportunidade para os filmes menos vistos e falados pela mídia. Camargo lembra da importância cultural do cinema, “o cinema é uma expressão cultural capaz de trazer discussões sobre temas pulsantes da sociedade. É um dos grandes meios, não apenas de comunicação, mas de expressão artística”.
O presidente do Paraná Turismo, Jacob Mehl, acredita que é preciso ter atrativos para manter os turistas por mais tempo na cidade. Segundo Mehl é necessário ter uma variedade de atrações diversificadas para os diversos públicos e que o Cine Passeio é mais uma oferta de atividade de lazer. A permanência do turista é o que traz o resultado financeiro para a cidade.
A estudante Keyla Lima comenta sobre a sua relação com o cinema, “o cinema significa desde o meu manual de instrução da vida até o momento que eu posso fugir da realidade. Poder sentir diversos sentimentos e sensações no cinema, isso é o que mais sou apaixonada”. A estudante acredita que, em momentos no qual a crise histórica e cultural do país é grande, locais como esse acabam fortalecendo a cultura brasileira, gerando cada vez mais o interesse artístico da população.