Celebração de Corpus Christi reúne mais de 100 mil pessoas em Curitiba

por Marcelo Xavier
Celebração de Corpus Christi reúne mais de 100 mil pessoas em Curitiba

A celebração atraiu milhares de fiéis em uma demonstração de fé, unidade e cultura

Por Marcelo Xavier | Foto: Marcelo Xavier

Curitiba teve, na última quinta-feira (30), uma das maiores celebrações de Corpus Christi do mundo. Mais de 100 mil pessoas se reuniram no Centro para participar da festa da Eucaristia, uma das datas de grande importância no calendário católico.

A Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso e com o apoio da Prefeitura de Curitiba, organizou a programação oficial. Neste ano, a expectativa de público da Arquidiocese era de cerca de 120 mil pessoas nas ruas do Centro Cívico, buscando superar os números do ano passado.

Desde às 8h, cerca de quatro mil pessoas trabalharam na montagem do tapete de Corpus Christi, com dois quilômetros de extensão, ao longo da Avenida Cândido de Abreu. Mathias Ramos, da Paróquia São José no Capão Raso, foi um dos responsáveis pela construção do tapete. Ele ressaltou a importância que esta ação tem em sua vida. “Essa é a minha forma de evangelizar, é a minha forma de trazer, digamos, as virtudes, os conceitos bons da fé católica”. Mathias também explicou o simbolismo especial por trás do desenho escolhido para o tapete, buscando trazer uma paz e serenidade muito grande.

Dois palcos foram instalados para o acontecimento da celebração, um em frente à Catedral, na Praça Tiradentes; e outro em frente ao Palácio do Governo, na Praça Nossa Senhora de Salette. A programação incluiu apresentações musicais, pregações e muita animação. Às 11h, um “flash mob” reuniu cerca de 10 mil jovens.

Emerson Cavalari, da Coordenação Arquidiocesana dos Ministros, descreveu o evento como um momento de união entre as comunidades e de confraternização entre as famílias. Cavalari também comentou sobre a participação ativa dos jovens na celebração, mencionando que muitos grupos de jovens estiveram envolvidos, promovendo teatros, ajudando na confecção do tapete e na organização da procissão.

Às 15h, a Santa Missa em frente à Catedral Metropolitana foi celebrada por Dom José Antonio Peruzzo e animada pelo Padre Reginaldo Manzotti. Após a missa, o clero, seguido pelos fiéis, conduziu o Santíssimo Sacramento pelos dois quilômetros de tapete em uma procissão. Mônica dos Santos, uma das participantes da procissão, revelou o impacto que este momento traz em sua fé. “É um renovador da minha fé participar dessa procissão, porque faz parte de toda a minha vida, desde minha infância até os dias de hoje.”

O tema deste ano, “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”, foi representado em seis cenas teatrais durante a procissão, envolvendo grupos de teatro amadores.

Autor