Cantor e compositor da canção “Bicho do Paraná”, João Lopes morre aos 69 anos

por Allanis Bahr Menuci
Cantor e compositor da canção “Bicho do Paraná”, João Lopes morre aos 69 anos

Esposa do artista relata que o compositor enfrentava um câncer

Por: Allanis Menuci / Foto: Prefeitura de Curitiba (Divulgação).

O artista e músico paranaense João Lopes morreu nesta segunda feira (18), em Curitiba. O cantor, nascido em 25 de maio de 1950, na cidade de Califórnia, no norte do Paraná, estava em tratamento de um câncer de pulmão. João Lopes estava internado no Hospital da Cruz Vermelha, quando faleceu. Com quase 70 anos – idade que completaria na próxima segunda-feira (25) -, o músico deixou não apenas a família, mas um legado marcante para a música e cultura paranaense.

Conhecido principalmente pelos versos “Eu não sou gato de Ipanema; sou bicho do Paraná”, Lopes ficou conhecido pelo estado por criar aquele que é considerado o hino não oficial do paranaense: a canção ‘Bicho do Paraná’. O cantor trazia consigo o orgulho de ser nascido no estado, e, com isso, juntou o sentimento com o rock rural, levando seu talento e energia para o ouvido Paraná afora. O termo, criado por ele, é usado desde então para nomear paranaenses que tem orgulho de terem nascido no Paraná, e também acabou se tornando uma fala típica da região.

O produtor e diretor musical dele, bem como grande amigo, Fábio Oliveira conta que ele era considerado pelos fãs e pelos amigos um cantor peculiar. Fábio também relembra que as canções de João Lopes sempre falavam do campo e da natureza. “O João era uma pessoa muito simples, um cara muito amigável, que recebia as pessoas sempre sem nenhuma restrição. Era comunicativo com os fãs, muito educado, pai de família sensacional”.

Com mais de 200 mil visualizações nos vídeos com suas músicas no YouTube, João Lopes deixou uma marca na cultura, música e história paranaense.

Ouça a música mais conhecida do artista, ‘Bicho do Paraná’: https://youtu.be/pyY_H7G0gwg

Autor