Câmara de Curitiba tem recorde de vereadoras eleitas

Eleições deste ano tiveram acréscimo de quatro mulheres eleitas em relação as pleitos anteriores, de 2020 e 2016
Por Ana Vitória e Letícia Coelho| Foto: Divulgação CMSJP
As eleições de 2024 elegeram o maior número de mulheres da história da Câmara de Vereadores de Curitiba. Entre os 38 parlamentares que integrarão o Parlamento a partir do ano que vem, 12 são mulheres. Isso representa um acréscimo de quatro representantes em relação aos pleitos de 2020 e 2016, quando houve oito eleitas.
No total, as mulheres representarão 31% do total de parlamentares da cidade. O patamar histórico anterior, de oito representantes femininas, representava 21% da bancada.
Com o resultado das eleições deste ano, a Câmara de Curitiba chega, ao longo da história, a 43 vereadoras eleitas. O número corresponde às mulheres eleitas desde 1947 e é suficiente para completar uma hipotética legislatura totalmente feminina.
Os números representam um avanço na igualdade de gênero dentro da política, porém ainda estão longe de ser o ideal. As candidatas eleitas formam menos de um terço do total do plenário e a maioria se declaram conservadoras, não apresentando propostas defendendo a plenitude direito das mulheres.
Veja a lista das 12 eleitas:
- Amália Tortato (Novo)
- Andressa Bianchessi (União)
- Camila Gonda (PSB)
- Carlise Kwiatowski (PL)
- Delegada Tathiana (União)
- Giórgia Prates (PT)
- Indiara Barbosa (Novo)
- Laís Leão (PDT)
- Meri Martins (Republicano)
- Professora Angela (PSol)
- Rafaela Lupion (União)
- Vanda de Assis (PT)
Delegada Tathiana (União) é a mais votada
Com 12.515 votos, a Delegada Tathiana (União) foi a mulher mais votada e a quarta colocada entre os 38 eleitos. As vereadoras Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) foram reeleitas para o segundo mandato.
No total, 1.028.810 eleitores votaram em candidatos à Câmara de Curitiba:
- 897.159 votos foram votos válidos (87,2%)
- 1.814 votos foram anulados sob judice (0,17%)
- 79.288 votos foram em branco (7,71%)
- 50.549 votos foram nulos (4,91%)