Bullying, drogas e estupro são abordados em O Diário de Jim

por Izabelly Lira
Bullying, drogas e estupro são abordados em O Diário de Jim

Baseada no filme “Diário de um adolescente”, peça adapta temas polêmicos para o Brasil

Por Laís da Rosa e Talita Souza

Hoje aconteceu a última sessão da peça “O Diário de Jim”, presente na Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, no auditório do Mercado Municipal. A apresentação da companhia Carioca TL Produções trata sobre uso de drogas por um menino criado por pais separados e que sofria pressão de seus amigos por conta da sua virgindade. O roteiro foi baseado no filme “Diário de um adolescente” lançado nos anos 90 e interpretado por Leonardo DiCaprio.

O diretor Jadson Rodrigues se baseou em elementos da vida de amigos e assuntos recorrentes nos dias de hoje como bullying, estupro, drogas, entre outros. Rodrigues afirma que o público foi receptivo mas disse que ainda existem pessoas que são “fechadas” para ver nu no teatro e falar sobre drogas, já que esses temas podem ser considerados apelativos. Apesar disso afirma: “no teatro podemos fazer tudo”.

Treison Lohan é autor e ator do monólogo. Ele diz ser primeira vez representando um garoto adolescente envolvido com drogas e comenta que já representou outros papéis polêmicos como o de um homossexual e morador de rua. “Senti muitadificuldade em representar o papel, principalmente por não saber jogar basquete e o personagem ser um profissional”.

Lohan também conta no que se identifica com Jim: “Ele possui um pai ausente, o que eu também tive. Sofri muito bullying por ser ator, mas isso foi o que me deu força em cima do palco”.

Confira cenas:

[slideshow_deploy id=’25321’]

Fotos: Laís da Rosa e Talita Souza

Fringe na escola

Uma sessão extra do Diário de Jim será apresentada amanhã no Colégio Estadual do Paraná (CEP). De acordo com Jadson Rodrigues, a peça terá que ser adaptada pois a classificação é para maiores de 16 anos. Ele comenta: “Espero que os alunos gostem, se sintam influenciados a não consumir drogas, tenham mais cautela com quem andam e que o bullying seja observado logo cedo”. Ainda segundo o diretor, “quisemos dar um final em que o personagem consegue superar as drogas”, diz.

Sinopse

Jim é um adolescente criado por pais separados que, com a pressão dos amigos por conta de sua virgindade, acaba se metendo em roubadas e se enfiando no mundo das drogas. Jim começa uma luta para se salvar das drogas e tentar refazer sua vida com a ajuda e sofrimento da mãe.

Autor