Atividades nos portos do Paraná crescem e têm o melhor início de ano desde 2016

por Arthur
Atividades nos portos do Paraná crescem e têm o melhor início de ano desde 2016

Os portos de Paranaguá e Antonina começaram o ano com 4,1 toneladas movimentadas entre exportações e importações, tendo o melhor início de ano desde 2016.

 

Os portos de Paranaguá e Antonina registraram 27,4 milhões de toneladas de produtos movimentados pelos portos do Paraná no ano de 2022, sendo 15,3 de exportação e 12,1 de importação.

 

“Este foi o melhor primeiro mês que já tivemos em movimentação. É a primeira vez que passamos de quatro milhões de toneladas já no primeiro mês”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

 

Ele ainda diz que a soja foi o principal fator para essa marca ser atingida em 2022. “O novo recorde histórico foi puxado, principalmente, pelo aumento nas exportações, tendo a soja como principal produto”, o volume de soja foi inesperado para o mês de janeiro que desde o final do ano passado vinha de um bom volume de toneladas exportadas.

 

No ano de 2021 foram movimentados 3,5 milhões de toneladas de produtos nos portos paranaenses. Em fevereiro e março (mesmas margens para comparação com esse ano), foram movimentados 3,6 e 5,6 milhões de toneladas respectivamente em exportação e importação. O cenário para esse ano tende a ser de crescimento ao longo dos meses.

Já era esperado que as atividades nos portos aumentassem devido às melhorias feitas no ano de 2020. Entre janeiro e setembro daquele ano, o número de importações e exportações foi maior que 2010 e em 2011, e se aproxima dos anos completos de 2012 e 2015. Agora, em 2022, o início de ano nos portos é melhor que 2016, quando foi atingido a melhor marca em atividades nos portos do estado: 3,76 milhões de toneladas. O número de atividades em Antonina e Paranaguá vem aumentando desde 2018 e 2019. De 2018 para 2019 houve um aumento de 15% na importação e 12% na exportação de janeiro a maio de 2019. O diretor de operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior, comentou sobre as obras feitas nos portos: “Trabalhamos forte nas obras estruturais que nos auxiliaram na chegada de mais navios com um número maior de cargas. Também tivemos atualizações marítimas que auxiliaram ainda mais nessas atividades”.


Com as novas reformas, os portos do estado começaram a movimentar cerca de 40 mil toneladas por dia, o que contribuiu para o aumento das atividades e a superação do recorde de 2016.



De janeiro a maio de 2019, houve mais atividades nos portos do que no mesmo período em 2018, como mostra o gráfico.

Importações

 

No começo de 2021 houve movimentos que não se repetiram em 2022, como milho, soja e trigo, mas o trigo foi importado apenas em 2021 e não em 2022. 

 

O balanço de movimentações em janeiro, fevereiro e março de 2022 é maior que o de 2021, tanto de exportação como de importação. Mesmo que na importação as movimentações não tivessem se repetido nos últimos dois anos.

Exportações

 

Assim como nas importações, o ano de 2022 também superou seu antecessor nas exportações. Nos três primeiros meses do ano foram um total de 2,2 milhões de toneladas exportadas. No ano de 2021 foram 1,7 milhões de toneladas exportadas pelo estado.

 




Fertilizantes

 

Os fertilizantes também tiveram um aumento em atividades esse ano, também batendo recordes, dessa vez em importações.

 

De janeiro a abril já foram cerca de 3,05 toneladas de fertilizantes importados nos portos de Paranaguá e Antonina. O maior número registrado anteriormente foi em 2008, também nos quatro primeiros meses do ano. Na época, esse número era de 2,4 toneladas, mas nesse ano, o número já bateu 27% a mais do que em 2008.

 

Recentemente, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que devido aos conflitos no leste europeu, o Brasil só teria fertilizantes até em outubro deste ano.


Com as atividades nos portos crescendo esse ano, Luiz Teixeira, comentou que não foi sentido uma diminuição de atividades devido aos conflitos entre Rússia x Ucrânia. “Nós não sentimos uma diminuição nas atividades marítimas. O que foi percebido por nós é que houve um aumento no frete das mercadorias”. Acrescentou Luiz.

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