Apesar de pressão de Bolsonaro, Curitiba tem transporte gratuito neste domingo de eleições

Campanha de Bolsonaro solicitou ao TSE que impedisse as prefeituras de oferecer o transporte gratuito, pedido foi negado
Por Ivan Cintra | Foto: Hully Paiva/SMCS
Prefeituras de vários municípios do país anunciaram a gratuidade do transporte público neste domingo de eleições. Apesar de campanha de Jair Bolsonaro para proibir o serviço, o transporte coletivo em Curitiba segue sem custos neste domingo de 1º turno eleitoral. A oferta é valida para o dia todo e o horário dos ônibus é a mesma dos sábados. A medida é para facilitar o acesso dos eleitores às zonas eleitorais e para que dificuldades financeiras não impeçam os cidadãos de votar.
No sábado (1), a campanha de Bolsonaro solicitou ao TSE que impedisse as prefeituras de oferecer o transporte gratuito no domingo de eleições. O ministro Benedito Gonçalves negou o pedido, determinou que os municípios mantenham o transporte gratuito e chamou pedido de Bolsonaro de “absurdo”.
Na última quinta-feira, o ministro do STF Roberto Barroso rejeitou a gratuidade universal do transporte público, mas recomendou adoção do passe livre. O pedido de Bolsonaro visava limitar essa decisão e proibir o transporte gratuito. O pretexto é de crime eleitoral de distribuição de benefício em período de eleições, o que é proibido pela legislação. Gonçalves definiu pedido de Bolsonaro como “descambada ao absurdo” e com “teor alarmista”, podendo produzir impactos desiguais sobre o eleitorado, visto que os usuários de transporte público são, em sua maioria, pessoas de renda baixa.
A reação de Bolsonaro contra o transporte gratuito ocorre em cenário de desvantagem do atual presidente em relação a Lula em intenção de voto dentre os mais pobres. Em levantamento realizado pelo Datafolha, divulgado na última quinta-feira (29/09), Lula manteve considerável vantagem sobre Bolsonaro. Lula apareceu com 57% das intenções de voto para esse público, Bolsonaro apresentou 26%, uma diferença de 31 pontos percentuais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o registro no TSE é BR-00245/2022.
Dentre as capitais com transporte gratuito neste domingo estão: Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís. A gratuidade na capital paranaense é valida para o dia todo.