Animais em situações de maus-tratos são resgatados em Curitiba

por Mariana Scavassin
Animais em situações de maus-tratos são resgatados em Curitiba

Mais de 200 animais são resgatados em três meses de operações conjuntas. Foto: Divulgação

As operações são comandadas pela Rede de Proteção Animal e pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Por Mariana Scavassin

Mais de 200 animais foram resgatados em situações de maus tratos, em Curitiba, nos últimos três meses. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (22), pela prefeitura de Curitiba, e se referem às apreensões feitas pela Rede de Proteção Animal e pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

As operações conjuntas tiveram início em fevereiro, com o objetivo de dar urgência à verificação das denúncias de maus-tratos contra animais que chegam ao município pela Central 156 e também a casos investigados pela Polícia Civil.

Em média, foram quase duas operações conjuntas realizadas por semana. Entre os animais recolhidos estão aves silvestres nativas ameaçadas de extinção e animais domésticos.

Os animais domésticos foram recolhidos por Organizações Não-Governamentais e protetores independentes que ofertaram lares temporários. Os silvestres foram encaminhados para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), que faz parte do convênio do município com o Instituto Ambiental do Paraná.

A Rede de Proteção Animal recebe cerca de 30 denúncias semelhantes por dia, e as multas ultrapassam  R$ 250 mil. A população pode efetuar as denúncias pela Central 156 quando forem identificadas situações de maus-tratos a animais domésticos e silvestres, além de posse ilegal.

Autor