Análise: confira as contratações do Athletico Paranaense para a temporada de 2022

O rubro-negro contratou novos esforços para a temporada de 2022, como o clube chega para a temporada?
Por Letícia Xavier Miranda
Após um ano com título importante, a Copa Sul-Americana, Athletico Paranaense fechou contratações importantes para a temporada atual. Os novos contratos possuem grandes nomes e com até valores históricos.
O trio de ataque contratado pelo Furacão nessa última semana, provocou burburinho pelo estado, por terem sido investidos R$ 52 milhões nos jogadores: Agustín Canobbio, Tomás Cuello e o jovem de 17 anos, Vitor Roque.
Anteriormente, o Athletico fechou outros reforços para a temporada, confira a lista:
Lateral-direito:
– Orejuela (São Paulo);
Volantes:
– Hugo Moura (Flamengo);
– Matheus Fernandes (Palmeiras);
– Bryan García (Independiente del Valle);
Meio-campistas:
– Marlos (Shakhtar Donetsk);
– Vitor Bueno (São Paulo);
Atacantes:
– Marcelo Cirino (Bahia);
– Pablo (São Paulo);
– Vitinho (Dínamo de Kiev-UCR)
Além desses jogadores contratados, após a derrota pelo São Paulo no último dia 10, de 4 a 0, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Alberto Valentim foi demitido e assim a busca por um novo técnico para o rubro-negro começou.
Menos de quatro dias após a demissão, o clube paranaense já possuía um novo treinador: Fábio Carille. Com 48 anos, o paulista já treinou times nacionais importantes como: Santos e Corinthians; e agora o Furacão é o da vez.
Carille estreou com vitória na Libertadores em cima do The Strongest por 1 a 0 na Arena da Baixada, mas no jogo seguinte, no Brasileirão, perdeu para o Atlético Mineiro por 1 a 0 em casa no último domingo (17), e em entrevista coletiva deu um feedback da derrota e fala sobre o futuro:
“Foi meu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, temos que ressaltar algumas coisas boas, mas ainda temos que melhorar muito e só vai acontecer no dia a dia. A gente tem que ter sim essa indignação da derrota, mas amanhã é outro dia e precisamos levantar a cabeça, ir trabalhar e já pensar no próximo jogo”.
Há muitas expectativas em cima do clube, os torcedores esperam acabar o ano com os principais troféus, ainda mais por saberem que a diretoria vem se dedicando para formar um grande time.
“ Estou muito satisfeito com as contratações, mas espero realmente que o Carille saiba usar bem o que tem nas mãos, pois o Athletico tem uma grande história e merece ter bons resultados e quem sabe grandes títulos no final da temporada”, diz José Gonçalves, torcedor do Furacão.
Análise: “Melhor fase desde 2019”
Nas últimas temporadas, o Athletico conseguiu adquirir títulos relevantes, como em 2018 que pela primeira vez levou o troféu da Copa Sul-Americana; no ano seguinte, 2019, foi ainda melhor, pois conquistou a Tríplice Coroa, ou seja, três títulos em uma mesma temporada, sendo eles: o Campeonato Paranaense, o Levain Cup/CONMEBOL (torneio internacional, realizado no Japão) e a inédita Copa no Brasil. Dois anos depois, 2021, se tornou novamente campeão da Sul-Americana, ganhando a final contra a equipe brasileira, Red Bull Bragantino, por 1 a 0.
Diante disso, para 2022, o clube paranaense se mostra mais preparado e capaz para seguir na temporada.
Como diz o jornalista Cristian Toledo, “é o melhor potencial desde a ‘era Thiago Nunes’”. Ademais, a equipe agora está na disputa pela Copa Libertadores, um título que o Furacão ainda não possui, mas assim o almeja.
Apesar de não ter começado bem o Brasileirão, com duas derrotas seguidas, o time conta com muitas contratações recentes, principalmente na área do ataque e meio de campo, tem capacidade e força para se recuperar e seguir em frente. O técnico Fábio Carille tem a sua disposição muitas possibilidades para trabalhar e fazer uma ótima campanha. Porém, deve saber usá-las corretamente.