Alunos da PUCPR apresentam peças de teatro como Trabalho de Conclusão de Curso

Os sete TCCs dividem-se entre monólogos, apresentações em dupla e um curta-metragem
Por Luiza Braz | Foto:
Neste final de ano, os estudantes de teatro do oitavo período da PUCPR, que estão se formando, apresentam peças como seus trabalhos de conclusão de curso. As apresentações começaram no início de novembro, sendo sete trabalhos no total. Os locais escolhidos para os espetáculos foram o AP da Treze, o espaço de Mauro Zanatta, o Auditório Maria Montessori e o Teatro Laércio Ruffa (Caixa Preta da PUCPR).
Na próxima segunda-feira (21), serão três apresentações: “O Coração Delator”, “Despertando” e “Música para cortar os pulsos”, das 19h até as 22h. Para quarta-feira (22) está marcada a última exibição, um trabalho audiovisual de um curta-metragem, que é uma adaptação da peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues.
Dentre os alunos com apresentação de TCC marcadas para a próxima semana está Caroline Rodrigues, que apresenta na segunda-feira (21) a peça “Despertando”, sob a orientação do professor Paulo Vinícius Alves. A peça está marcada para as 20h30 no Teatro Laércio Ruffa, conhecida como caixa preta, no Laboratório de Comunicação da PUCPR (Labcom), e a capacidade de acomodação do local é de até 80 pessoas.
Caroline Rodrigues conta que a preparação foi iniciada em julho, período em que ela começou a estudar alguns textos. Após as leituras, a estudante separou aqueles com os quais mais se identificou e levou para a reunião com os orientadores. Em sua apresentação, Caroline buscou trabalhar com um estilo mais voltado à comédia.
A peça escolhida, “Despertando”, é um monólogo escrito por Dario Fo e Franca Rame. A crítica proposta na peça gira em torno da obrigatoriedade da mulher realizar afazeres domésticos, criando uma jornada dupla de trabalho, trabalhar por necessidade, inferioridade de salário em comparação ao dos homens, submissão da esposa ao seu marido e crise conjugal.
Confira a sinopse da peça:
“Maria é uma operária de 24 anos que trabalha em uma fábrica de segunda a sábado e reside em um pequeno apartamento de um conjunto habitacional com seu marido e filho pequeno. Há um ano ela vem tendo a mesma rotina corrida. Acorda bem cedo, se arruma para levar o seu bebê à creche e depois vai para o trabalho. Quando chega em casa à noite, ainda fica responsável por cuidar da casa, fazer a janta, lavar a louça, cuidar do bebê, fazer as compras do supermercado e pagar as contas. Ela se sente esgotada com essa rotina e pede ao marido que a ajude em casa, mas ele acaba por complicar ainda mais a vida dela. Em um dia específico, quando o despertador não toca, ela acorda atrasada, precisa pegar o metrô e seguir seu trajeto com a criança, mas esquece onde deixou as chaves e tenta desesperadamente lembrar o que fez na noite anterior.“
Como assistir
As apresentações são abertas ao público, mas como os locais escolhidos têm espaço com capacidade pequena, haverá uma lista para controle do número de espectadores. Quem tiver interesse em acompanhar as apresentações poderá entrar em contato diretamente com os professores da disciplina de montagem de TCC.